Governador diz que hipótese de resolução só surgiu sexta-feira após mercado fechar

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 ago (Lusa) - O governador do Banco de Portugal disse hoje que só na sexta-feira ao final da tarde foi colocada em cima da mesa a hipótese de aplicar uma medida de resolução ao BES.

"A decisão de avançar para a hipótese de resolução foi tomada sexta-feira já depois de terem fechado os mercados", disse hoje o Governador do Banco de Portugal, que tinha sido questionado pelo PS sobre se não deveria ter informado nesse dia a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) do que estava a ser preparado.

O governador disse ainda que, após a decisão do Conselho de Governadores do BCE tomada à hora de almoço por teleconferência, em que foi suspenso o acesso do BES às operações de política monetária com efeitos a 04 de agosto (segunda-feira), o que o Banco de Portugal sabia é que tinha de encontrar uma solução até esta segunda-feira.

IM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.