Metro do Porto com 82,9 milhões de euros para comprar novas composições

Metro do Porto com 82,9 milhões de euros para comprar novas composições
| Porto
Porto Canal

O Governo autorizou a Metro do Porto a gastar até 82,9 milhões de euros para adquirir 22 novas composições, mais 10 de opção, valor que inclui 8,6 milhões para manutenção, foi esta segunda-feira publicado em Diário da República (DR). Recentemente, o Porto Canal acompanhou os testes das novas carruagens da Metro do Porto que começam a circular “em meados de outubro”.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros de 28 de setembro, esta segunda-feira publicada em DR, o Governo decidiu "autorizar a despesa necessária à aquisição de 22 novas composições, com direito de opção de até 10 novas composições adicionais, para a Metro do Porto, S. A. (MdP), bem como para a respetiva manutenção, até ao montante global de 82 867 376,00 euros, valor ao qual acresce o imposto sobre valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor".

"A aquisição das 22 composições (…) implica a execução financeira em mais de um ano económico, entre 2024 e 2026, inclusive, num montante máximo de 74.242.000,00 euros, valor a que acresce o imposto sobre valor acrescentado à taxa legal em vigor", pode ler-se no texto publicado.

Segundo a resolução do Conselho de Ministros, a aquisição de novas composições visa "garantir a frota necessária à operação" da futura Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio), bem como "reforçar a oferta na restante rede de transportes".

Os 18 veículos (denominados CT) entretanto comprados à empresa CRRC Tangshan aguardam ainda a entrada ao serviço, após o primeiro ter chegado a Portugal no final de 2022.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

A noite em que a luta por uma "Palestina livre" chegou à Universidade do Porto

Algumas dezenas de estudantes e ativistas ocuparam, na noite desta quinta-feira, a Faculdade de Ciências do Porto em forma de protesto pela Palestina.

Falha de iluminação na Rua da Constituição dura há um mês e preocupa moradores e comerciantes

A Rua da Constituição, no Porto, está há um mês sem iluminação pública entre as ruas de Faria Guimarães e Antero de Quental, avança o Jornal de Notícias. Moradores e comerciantes estão preocupados com a falta de luz durante a noite, embora até agora não tenham ocorrido incidentes de assaltos ou vandalismos, que costumam ser frequentes na Praça do Marquês, que ladeia com a artéria.

Dois homens esfaqueados em rixa no Porto

Dois homens foram esfaqueados numa rixa, na madrugada desta sexta-feira, no Porto, avança o Correio da Manhã.