António Costa inaugura esta quarta-feira nova carruagem do metro do Porto

António Costa inaugura esta quarta-feira nova carruagem do metro do Porto
| Porto
Porto Canal

O primeiro-ministro António Costa e o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, inauguram esta quarta-feira, pelas 11h, umas das 18 novas carruagens da Metro do Porto numa curta viagem entre as estações de metro da Trindade e da Casa da Música.

Após uma derrapagem de sete meses no prazo para a entrada em circulação das novas carruagens da Metro do Porto, que, inicialmente, foi apontado para o mês de maio, a empresa assegura ao Porto Canal que os veículos vão começar a circular “dentro de breves dias”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Os novos veículos vão operar a uma velocidade máxima de 80km/h e têm capacidade para 244 passageiros, dos quais 64 sentados, incluindo ainda um sistema de vigilância exterior que permite ao condutor verificar se os passageiros não circulam em sítios menos aconselháveis.

O reforço da frota que, no futuro, poderá ajudar a servir a extensão da linha amarela e as novas linhas Rosa e Rubi, obrigou a um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência do Uso de Recursos (POSEUR) e pelo Fundo Ambiental.

Com a entrada em circulação das 18 novas composições, que atingem os 80km/h, a Linha Amarela, entre o Hospital de São João e Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, será a mais reforçada com a circulação de “12 veículos por hora em cada sentido, em hora de ponta”. Em fevereiro deste ano, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, afirmava que as novas composições iriam operar em todas as linhas.

Assim, com a circulação de 12 veículos por hora podem ser esperadas composições a cada cinco minutos em cada sentido durante a hora de ponta.

+ notícias: Porto

Detido no Porto jovem suspeito de incentivar massacres em escolas brasileiras

Um jovem português foi detido esta quinta-feira pela Unidade de Contraterrorismo da Polícia Judiciária. O estudantes de 17 anos é suspeito de ter incentivado dezenas de massacres em escolas no Brasil, avança a CNN Portugal.

Presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto apresenta demissão

O Público avança, esta quinta-feira, a demissão do líder de bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto. Miguel Côrte-Real terá apresentado a sua demissão na noite de quarta-feira numa reunião da bancada do partido que o próprio convocou.

Obras do novo centro de saúde de Rio Tinto arrancam no verão

A construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, situado na Rua das Arroteias, em Gondomar, vai arrancar em junho, dois anos depois da obra ter sido anunciada pela Câmara Municipal. O novo centro de saúde vai beneficiar 25 mil utentes.