Urgência do Hospital da Póvoa de Varzim-Vila do Conde com constrangimentos no fim-de-semana

| Norte
Porto Canal

O serviço de Urgência do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai sofrer constrangimentos de funcionamento no fim-de-semana de 7 e 8 de outubro. A informação foi avançada ao Porto Canal através de um comunicado do Gabinete de Comunicação e Imagem da unidade hospitalar.

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde é constituído por duas unidades, uma em cada concelho, mas é na unidade da Póvoa de Varzim que se localiza o serviço de urgências, que serve os habitantes dos dois municípios.

"A Urgência Externa de Cirurgia Geral e Medicina Interna do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde vai estar encerrada durante 48 horas (08h00 de sábado, 7 outubro, até às 08h00 de segunda-feira, 9 de outubro), mantendo-se em funções a Urgência Interna das 2 especialidades", pode ser lido no comunicado.

O documento esclarece que "a situação deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas, de Medicina Interna e de Cirurgia Geral", mantendo-se em pleno funcionamento "as Urgências Externas de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia". Uma situação que se multiplica por todo o país, por conta das escusas dos médicos às horas extraordinárias.

Os utentes estão preocupados e refletem nas opções que lhes restam, como o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, ou recorrer ao privado.

O comunicado do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim – Vila do Conde refere-se apenas a este fim de semana, mas a Federação Nacional de Médicos adianta que o conselho de administração vai avaliar a situação semanalmente.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.