Urgência de cirurgia geral fechada à noite no Hospital de Aveiro até segunda

Urgência de cirurgia geral fechada à noite no Hospital de Aveiro até segunda
Foto: Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

A urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro vai estar encerrada nos períodos noturnos a partir de sábado e até segunda-feira, informou esta sexta-feira a administração hospitalar, devido à recusa dos médicos às horas extraordinárias.

“O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE informa que, apesar de todos os esforços encetados para completar as escalas médicas, este fim de semana estão previstos constrangimentos no funcionamento da urgência de Cirurgia Geral do Hospital de Aveiro, devido à adesão dos cirurgiões gerais ao movimento da recusa de realização de mais de 150 horas extraordinárias”, refere em comunicado.

Por esse motivo, a administração hospitalar comunica que a urgência de Cirurgia Geral vai estar encerrada entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de domingo e entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira.

“Durante estes períodos, os utentes deverão dirigir-se às unidades hospitalares mais próximas”, informa, tendo realizado “aviso atempado ao CODU/INEM, Corporações de Bombeiros, Hospital de Referência e hospitais mais próximos”.

No início deste mês, o conselho de administração do Hospital de Aveiro informou que tinha sido obrigado a intervir, elaborando uma escala alternativa para garantir a prestação de cuidados cirúrgicos no serviço de Urgência do Hospital de Aveiro, durante a primeira semana, “na salvaguarda da segurança dos doentes emergentes e urgentes”.

Esta decisão, segundo a administração, prendeu-se com o facto de a direção do Serviço de Cirurgia Geral ter apresentado uma proposta para o encerramento das urgências cirúrgicas no período da noite e o encerramento completo durante os fins de semana, durante todo o mês de outubro.

Na altura, a administração hospitalar referiu ainda que a escusa de um número elevado de médicos em realizar horas extraordinárias no serviço de Urgência estava a criar “constrangimentos na elaboração de escalas".

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.