Centro Comercial Stop alvo de inspeção extraordinária

| Porto
Ana Mota

O Centro Comercial Stop está a ser alvo de uma inspeção extraordinária, para avaliação das condições de segurança do edifício. Os trabalhos estão a ser efetuados no terreno, numa intervenção conjunta da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Regimento de Sapadores dos Bombeiros do Porto e pelo Departamento Municipal de Fiscalização do município do Porto.

Fonte da ANEPC adiantou ao Porto Canal que a inspeção extraordinária irá resultar num relatório sobre as condições de segurança do edifício, nomeadamente no que toca à segurança contra incêndios.

A Câmara Municipal do Porto assinou um protocolo de cooperação com a ANEPC, no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios. O protocolo prevê a emissão de pareceres e a realização de vistorias e inspeções regulares das condições de segurança contra incêndios, uma vez que a ANEPC é a entidade competente para assegurar o cumprimento do Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio.

A Polícia Municipal do Porto selou mais de uma centena de lojas do Centro Comercial Stop, no dia 18 de julho, por falta de licenças de utilização e pela acumulação de queixas de ruído. A falta de condições de segurança do edifício, nomeadamente na segurança contra incêndios, é outro dos problemas que tem sido levantado, há vários anos, pelo município.

Ainda assim, os Stop reabriu, duas semanas depois da selagem das lojas, desta vez com medidas adicionais de segurança. A reabertura mantém, no entanto, um carácter temporário até que a autarquia perceba se o diagnóstico da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permite que o espaço possa continuar a funcionar conforme está.

+ notícias: Porto

Cortejo da Queima das Fitas condiciona arruamentos da Baixa do Porto esta terça-feira

Milhares de estudantes preparam-se para invadir as ruas do Porto nesta terça-feira para o tradicional cortejo da Queima das Fitas, marcado para começar às 14h01. Apesar de começar apenas à tarde, a festa estudantil promete animar a Baixa da cidade durante praticamente todo o dia, com vários arruamentos interditos logo pela manhã.

Novos condicionamentos de trânsito na Avenida da Boavista durante a noite até quinta-feira

Entre esta segunda-feira e a próxima quinta-feira, dia 9 de maio, serão realizados trabalhos de fresagem e pavimentação na Avenida da Boavista, no período das 22h00 às 06h00, no âmbito do metrobus. Os trabalhos vão focar-se na camada de desgaste do pavimento do lado norte, entre a rua de Azevedo Coutinho e o posto de gasolina da BP, incluindo os cruzamentos das ruas do Beato Inácio de Azevedo e de São João de Brito.

Câmara do Porto prolonga concessão do edifício transparente por um ano 

A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira a prorrogação por um ano da concessão do edifício transparente, dado estar ainda em revisão o Programa da Orla Costeira de Caminha – Espinho (POC-CE) que prevê a sua demolição até 2028.