Demissão do presidente da ACM Stop recusada "por falta de assinatura"

Demissão do presidente da ACM Stop recusada "por falta de assinatura"
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A demissão de Rui Guerra como presidente da Associação Cultural de Músicos do Centro Comercial Stop (ACM Stop), no Porto, não foi aceite pelo presidente da assembleia geral "por falta de assinatura", segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Num comunicado enviado à direção da ACM Stop a que a Lusa teve acesso, o presidente da assembleia geral da associação de músicos, Jorge Guimarães Silva, afirma ser "obrigado a recusar" o pedido de demissão de Rui Guerra "por falta de assinatura".

"Quero, no entanto, pedir ao presidente Rui Guerra que pondere sobre a sua vontade de se demitir, devido ao momento que o C.C. Stop atravessa. Mais do que nunca, precisamos de todos e de união", conclui o comunicado.

A Lusa tentou contactar Rui Guerra, mas sem sucesso até ao momento.

No dia 18 de julho, a Polícia Municipal do Porto selou mais de uma centena de lojas, estúdios e salas de ensaio por falta de licenças, deixando quase 500 artistas e lojistas sem ter “para onde ir”.

Dez dias depois, o presidente da Associação Cultural de Músicos do Stop (ACM Stop), Rui Guerra, pediu a demissão do cargo, acusando a associação Alma Stop de tentar impor uma contraproposta para reabertura imediata do centro comercial no Porto, o que esta refutou.

Na origem da discórdia esteve uma contraproposta feita pela Alma Stop para uma reabertura do espaço, que à data a Câmara do Porto se escusou a comentar, lembrando que esperava uma posição comum e apelando a que os representantes se entendessem.

O entendimento entre as associações chegou no dia 02 de agosto, e no dia 04 o centro comercial Stop, que funciona há mais de 20 anos como espaço cultural em que diversas frações dos seus pisos são usadas como salas de ensaio ou estúdios por vários artistas, reabriu a maioria das suas salas.

No local está em permanência um corpo do Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, com um carro à porta, uma solução de caráter temporário.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.