Presidente da ACM STOP com ligações ao Movimento de Rui Moreira

| Porto
Ana Mota e Ana Francisca Gomes

Rui Guerra, presidente demissionário da Associação Cultural de Músicos do STOP (ACM STOP), fez parte da lista autárquica que o movimento de Rui Moreira apresentou em 2017 para a Assembleia da União de Freguesias do Centro Histórico.

Cinco anos após se ter candidatado à Assembleia de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, Rui Guerra criou, a 9 de maio de 2022, a associação de músicos que agora preside. Contudo, nega que a relação com Rui Moreira o tenha condicionado nas negociações para encontrar uma solução para os artistas.

“Se calhar até há quem tenha canais muito mais abertos do que eu, apesar de não terem feito parte de listas (…). Eu quando quero falar com alguém da câmara tenho que pedir uma audiência, e há pessoas aqui dentro que talvez não precisem disso”, atirou, num esclarecimento prestado ao Porto Canal.

“Em 2017 estive realmente numa lista por parte da junta de freguesia da zona histórica arrastado por alguns amigos, mas esta associação [ACM STOP] foi formada no ano passado e a minha atividade política não foi praticamente nenhuma e não tem nada a ver com isto. Primeiro estamos aqui a defender o STOP acima de tudo, como um espaço cultural”, esclareceu.

No dia seguinte à selagem das 105 salas do STOP e após a autarquia do Porto ter dado pela primeira vez a Escola Pires de Lima como solução para os artistas, Rui Guerra declarou ao JornalismoPortoNet (JPN) que o STOP estava já “fora de questão”. Nas mesmas declarações, disse ainda que a marcha de protesto entre o Stop e a Câmara do Porto, marcada para a segunda-feira seguinte, não ia acontecer.

O músico esclareceu que teve interesse em pertencer a uma lista de Rui Moreira apenas porque era proprietário de alguns bares e restaurantes no Porto.

Questionada pelo Porto Canal se este facto não coloca em causa a independência de atuação do Rui Guerra nas negociações com a Câmara Municipal do Porto, para a reabertura das salas seladas do Centro Comercial STOP, a autarquia escusou-se a responder.

 

Falta de comunicação entre Rui Guerra e restantes associados

Rui Guerra demitiu-se da presidência da Associação Cultural de Músicos do Stop (ACM STOP) na passada sexta-feira, dia 28 de julho, alegando estar a sofrer “pressões, ameaças e insultos, tanto telefonicamente, como através de redes sociais” por parte da outra associação, a Alma STOP.

A sua saída não foi, contudo, aceite pela assembleia da associação.

No dia da sua demissão, à agência Lusa, membros da mesma associação de Rui Guerra queixaram-se de não terem sido avisados previamente da sua decisão e de terem tomado conhecimento através da comunicação social.

Mais tarde em comunicado, diversos associados da ACM STOP denunciaram “vários atropelos à transparência e idoneidade” da direção de Rui Guerra, da qual disseram não se sentir representados. Os artistas revelavam ainda não conseguirem ter acesso a atas de Assembleias Gerais ou a documentação relativa às eleições da própria associação e de não serem internamente informados de decisões que chegam até à comunicação social.

Um dos motivos que Rui Guerra (CM STOP) usou também para justificar a sua demissão foi a pressão alegadamente exercida por membros da Alma STOP para que estes aceitassem a contraproposta de reabertura do Centro Comercial STOP.

Miguel Paiva, da ACM STOP, explicou, contudo, que a contraproposta apresentada pela Alma Stop foi realizada “em colaboração e com o aval de vários membros da ACM”, bem como de músicos e lojistas que não são sócios de nenhuma das duas associações.

Agora, em declarações aos jornalistas, Rui Guerra esclareceu, esta quarta-feira, que concordou com a contraproposta de rebertura que tinha sido entregue à autarquia. Só quando foi entregue, acrescenta, é que analisou melhor o documento e recuou.

Os artistas das duas associações chegaram a acordo e aceitaram, esta quarta-feira, a proposta da Câmara Muncipal do Porto para reabrir o STOP. Com o consenso entre os músicos, Rui Moreira diz que estão “reunidas todas as condições necessárias para, já na sexta-feira, reabrir [as lojas seladas no STOP]”.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.