Desde janeiro, Município do Porto arrecadou quase sete milhões de euros com Taxa Turística

Desde janeiro, Município do Porto arrecadou quase sete milhões de euros com Taxa Turística
Rita Ormonde
| Porto
Catarina Cunha

Nos primeiros cinco meses do ano, de janeiro a maio, o Município do Porto amealhou 6.9 milhões de euros com a Taxa Turística Municipal, segundo dados da Câmara Municipal do Porto, avançados ao Porto Canal pelo vereador responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, da Economia, Emprego e Empreendedorismo.

O número representa uma subida de 54%, relativamente aos valores registados em 2022. Do montante arrecadado, 60% corresponde ao número de dormidas em Alojamento Local e 40% em Hotéis.

Ricardo Valente revela que a receita da taxa turística “vai ser dirigida para aquelas áreas, onde o turismo tem impacto mais negativo (…) basicamente arranjos do espaço público (…) e também para a política de habitação acessível”.

De acordo com o responsável pela pasta da Economia, até ao final do presente ano, a receita com a taxa turística pode vir a “ultrapassar os 20 milhões de euros, o que significa que é uma taxa que vale metade do IMI que é cobrado em toda a cidade do Porto”.

Desde 2018, que a taxa turística é aplicada a todos os visitantes da cidade, a partir dos 13 anos, e tem um valor de 2 euros, por dormida, uma quantia equilibrada, na opinião do vereador. O mesmo descarta comparações com autarquias vizinhas que cobram um valor inferior, dizendo apenas que a definição do preço é uma “opção” de cada uma.

“No fundo, uma lógica de partilha”, é desta forma que Ricardo Valente explica a necessidade da taxa turística. “É a lógica do turista fazer parte da comunidade, chamada de cidade, e ajudá-la nos seus problemas, para que quando ele [turista] chegar à cidade estarem resolvidos, mas para tal ele também tem que participar, de forma direta”, acrescenta.

Já o Presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte refere que o recorde na receita é “um bom indicador que os turistas estão a crescer na região Norte”.

Acerca da aplicação do montante, Luís Pedro Martins volta a defender a distribuição do mesmo para a promoção externa da região, contudo garante que a entidade que gere está a discutir “com tranquilidade” essa possibilidade com o Município do Porto.

Visitantes concordam com aplicação da Taxa Turística

O Porto Canal falou com alguns turistas do Porto que concordam com a aplicação e a quantia da Taxa Turística Municipal.

Hospedado num hotel na cidade, André Nunes pagou seis euros de taxa turística, por três dormidas, mas esclarece que “é um valor normal [aceitável], se for usado para melhorar as condições da terra”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Livraria Lello quer elevador e miradouro de 21 metros no edifício vizinho

Os proprietários da Livraria Lello querem requalificar o edifício adjacente, de que também são donos, e nele construir um elevador e um miradouro com 21 metros de altura. O projeto, que teve para já um parecer negativo da CCDR-N, é assinado por Álvaro Siza Vieira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.