Terras de Bouro vai cobrar taxa turística em todo o concelho

| Norte
Pedro Benjamim

O município de Terras de Bouro espera juntar-se à lista de concelhos portugueses que cobram taxa turística, sendo o primeiro do país fora do litoral. O presidente da Câmara, Manuel Tibo, espera que tal aconteça até 2025. “Já iniciamos o processo, eu creio que nos próximos dois anos a taxa turística será uma realidade no concelho de Terras de Bouro”, disse ao Porto Canal.

O concelho, que integra o Parque Nacional Peneda-Gerês pode vir a juntar-se aos outros do país que já cobram taxa turística. A Norte, a taxa já é cobrada em cidades como o Porto, Vila Nova de Gaia, Póvoa de Varzim ou Braga.

O processo para que a cobrança se torne realidade já está a ser trabalhado, tendo o presidente da autarquia confirmado ao Porto Canal que o tema estará em breve em discussão pública, mas não adiantou qualquer calendarização.

O valor a cobrar ainda não foi revelado, mas Manuel Tibo refere que deverá estar em linha com os valores cobrados no resto do país.

“Além de cobrar essa taxa queremos depois devolver essa taxa a todos aqueles que nos vão visitar ao longo dos anos. Ou seja, depois nos próximos anos possam verificar e usufruir dos melhoramentos”, refere o edil.

A intenção é colaborar com os agentes do setor turístico para saber onde será investida a receita. “Queremos envolver os nossos hoteleiros, os nossos empresários, todos os agentes que estejam ligados à atividade turística, que depois sejam eles a dizerem onde querem que essa verba, da futura taxa turística, seja alocada”, explicou ao Porto Canal.

A cobrança havia sido anunciada já em 2018, mas, disse Manuel Tibo, o processo nunca chegou a arrancar devido aos efeitos da Covid-19 no turismo.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.