Câmara de Gaia quer aumentar taxa turística para 2,5 euros e cobrá-la todo o ano

Câmara de Gaia quer aumentar taxa turística para 2,5 euros e cobrá-la todo o ano
Lusa
| Norte
Porto Canal /Agências

A taxa turística praticada em Vila Nova de Gaia desde há cinco anos terá um valor único, deixando de ser sazonal, fixando-se em 2,5 euros por dormida, conforme proposta que é votada na segunda-feira em reunião camarária.

Até aqui a taxa turística, que em Gaia tem o nome de Taxa de Cidade, tinha dois valores: um euro/dormida na época baixa (entre 01 de outubro e 31 de março) e dois euros/dormida na época alta (entre 01 de abril e 30 de setembro).

A proposta da maioria socialista, à qual a Lusa teve esta sexta-feira acesso, aponta para um aumento generalizado, passando a 2,5 euros/dormida durante todo o ano.

A Câmara de Gaia, do distrito do Porto, justifica que este valor é “ponderado tendo em conta, quer a inflação, por aplicação do fator de atualização baseado na variação acelerada do Índice de Preços no Consumidor, no período 2018/2023, que se situa em cerca de 15%, quer na necessidade de moderar e mitigar o impacto da crescente pressão turística que se faz conjunturalmente sentir no quotidiano da cidade”.

Paralelamente, a autarquia de Gaia também propõe passar a cobrar taxa turística a quem permaneça em barco-hotel, algo que não acontecia até aqui.

A Taxa de Cidade de Gaia insidia sobre hóspedes que permanecessem em empreendimentos turísticos ou estabelecimentos de alojamento local.

“[Assim por] justiça e equidade em relação aos demais visitantes, e para salvaguarda da concorrência entre operadores turísticos, [importa] alargar a incidência da taxa às dormidas remuneradas em embarcações como barco-hotel”, lê-se na proposta.

Sobre a Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia, em janeiro de 2020 o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, anunciou que ia “lançar fiscalização” ao alojamento local.

O anúncio foi feito após o autarca comentar que a taxa em causa tinha rendido 1,2 milhões de euros em 2019, menos de metade da expectativa.

Em fevereiro foi decidido que utilizadores de parques de campismo e caravanismo de Vila Nova de Gaia passariam a pagar metade da Taxa de Cidade.

“Atenta à especificidade destes empreendimentos turísticos, nos quais o valor da taxa de cidade é muito próximo ou quase coincide com o preço da diária habitualmente cobrado aos campistas, entende-se, por razões de proporcionalidade, desagravar a mesma em 50%”, referia a proposta discutida em reunião de executivo.

A Taxa de Cidade de Vila Nova de Gaia foi aprovada por unanimidade em reunião camarária a 03 de setembro de 2018 e o regulamento sobre este imposto foi publicado em Diário da República (DR) a 22 de outubro do mesmo ano.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.