Abertura do Brigantia Ecopark, em Bragança, adiada para setembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Bragança, 18 jul (Lusa) -- O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, confirmou hoje que a conclusão do centro de ciência e tecnologia Brigantia Ecopark prevista para julho sofreu um novo atraso com nova data prevista para setembro.

A obra do parque, que pretende atrair investimento e conhecimento em trono do concelho "eco" (amigo do ambiente), esteve parada quatro meses devido a problemas com o empreiteiro e foi retomada em março com a indicação de que seria possível cumprir praticamente os prazos iniciais estabelecidos para o acabamento.

O autarca apontou, naquela ocasião, a conclusão para "finais de junho, início de julho", mas, segundo disse hoje, será necessário mais algum tempo para fazer a inauguração agora apontada para o mês de setembro.

Hernâni Dias falava à margem daquele que foi considerado "um ato simbólico para o arranque" do Brigantia Ecopark, a assinatura do acordo da criação do Centro Nacional de Competências de Frutos Secos, que é até ao momento o único organismo a ser conhecido para ocupar aquele espaço de incubação de empresas e investigação.

O autarca fez um ponto da situação da obra e explicou que o setor de incubação de empresas "está pronto a receber interessados".

Já a parte do edifício destinada a empresas já consolidadas "está na fase final de colocação de equipamento dos laboratórios" e, segundo garantiu, estará pronta "a receber empresas dentro de pouquíssimo tempo".

"Estamos à espera que o equipamento esteja completamente construído, pronto, para que possamos fazer uma inauguração e, a partir daí, termos as empresas aqui instaladas para que possam fazer aquilo que nós pretendemos que é trazer inovação, riqueza, criar postos de trabalho", declarou.

O presidente da Câmara que é também o responsável pelo Brigantia Ecopark, atribuiu o atraso "a prazos legais para concurso que tiveram de ser feitos".

Relativamente a potenciais empresas interessadas em instalar-se naquele espaço, o autarca avançou apenas que existem "para aí meia dúzia de candidaturas de variadíssimas aéreas".

Acrescentou apenas que uma empresa da Dinamarca visitará em breve o parque e que existem "empresas locais" que pretendem vir a instalar-se ali.

O propósito inicial deste investimento de 9,5 milhões de euros é captar, em dez anos, 110 empresas e criar 450 postos de trabalho nas áreas do ambiente, eco construção e energia.

O Brigantia Ecopark faz parte de um projeto que junta as autarquias e instituições de Ensino Superior de Bragança e Vila Real e que contempla a criação de um polo de ciência e tecnologia em cada uma das duas cidades transmontanas.

O polo de Bragança tem 33 salas disponíveis para a instalação de empresas e um espaço também de incubação de novos projetos, além de áreas laboratoriais dedicadas à investigação.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.