Ministro da Cultura? “Se calhar melhor é continuar como comentador”

Ministro da Cultura? “Se calhar melhor é continuar como comentador”
| Porto
Porto Canal

Jorge Castro Guedes, diretor artístico da Seiva Trupe, esteve esta sexta-feira no bloco informativo “Hoje”, do Porto Canal, onde teceu fortes críticas à atuação do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na decisão que levou à exclusão da companhia do quadro de Apoios Sustentados da DGArtes.

“Até costumo dizer, nas proporções devidas, que o Porto é marcado por três símbolos: o FCPorto, no desporto, o Mercado do Bolhão, no comércio, e a Seiva Trupe no teatro”, afirmou o diretor da companhia, acrescentando que “não há dúvida nenhuma que a Seiva Trupe transcende a própria natureza de um grupo de teatro para ser um estandarte da cidade do Porto”.

Segundo Jorge Castro Guedes, está em causa “não apenas a Seiva Trupe, mas todo o teatro português, (…) se houvesse uma teima da parte do ministro em não reconhecer aquilo que é reconhecido nacional e internacionalmente, e em especial no carinho da cidade do Porto”.

Recorde-se que a Seiva Trupe, companhia emblemática do Porto que completa 50 anos em 2023, foi excluída da concessão do Apoio Sustentado da DGArtes. A companhia de teatro concorreu ao apoio para os próximos 4 anos, mas apesar de ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, não recebeu o apoio. A verba alocada à DGArtes para este fim foi considerada insuficiente.

Esta decisão da DGArtes tem levado a uma onda de solidariedade para com a Seiva Trupe, através do apoio em forma de depoimento de várias figuras públicas nacionais e internacionais. O presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, declarou o seu apoio num vídeo em que para além de referir a importância da Seiva Trupe como entidade cultural, apela ainda à intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

São várias as iniciativas que têm estado a decorrer desde o final do ano passado, entre elas a petição “Não deixaremos morrer a Seiva Trupe”, organizada por cidadãos da sociedade civil e que já ultrapassou as 4400 assinaturas.

Em breve a Seiva Trupe vai entregar um Requerimento Hierárquico e continuará as várias iniciativas de protesto pela sobrevivência da Companhia Teatral.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Câmara do Porto disponibiliza no mercado 300 habitações em regime de renda acessível

Passados três anos da criação do programa “Porto Sentido”, até ao momento já entraram neste tipo de mercado 300 habitações. Os números, de acordo com a Câmara Municipal do Porto, demonstram “uma demanda significativa”, que reflete a “necessidade de continuar a reforçar o mercado habitacional dedicado à classe média”.

PSP do Porto apreende mais de meio milhão de euros a rede de tráfico de droga

A PSP do Porto apreendeu 580 mil euros em dinheiro, estupefacientes, entre os quais cocaína, heroína, haxixe e liamba, bem como três carros a uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana do Porto, nomeadamente em Gondomar e na Maia,informou aquela força policial em comunicado enviado às redações.