"O Porto não verga e a Seiva Trupe não vai morrer". Dezenas de pessoas concentraram-se em apoio à Companhia de Teatro

| Porto
Porto Canal

Dezenas de pessoas concentraram-se, este domingo, no Jardim do Marquês, no Porto, em defesa da Seiva Trupe. A emblemática companhia de teatro, fundada em 1973 na cidade Invicta, não foi incluída na lista provisória de entidades apoiadas pela Direção Geral das Artes para os próximos quatro anos.

A direção da cooperativa confessou-se surpreendida e revoltada com a decisão, avançando que a mesma foi tomada não obstante o facto de “ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, mas em que a verba alocada à DGArtes para este fim ser considerada insuficiente”.

Sem a ajuda estatal, a companhia diz que não consegue sobreviver.

"Um ataque ao Norte, ao Porto"

Júlio Cardoso, um dos fundadores da Seiva Trupe, referiu-se à falta de apoios à companhia como um duro golpe para o Norte do país e para a cidade Invicta, confessando-se desiludido por ter de "estar de joelhos perante a mediocridade", quando ele próprio já deu muitos anos de vida à arte. Ainda assim, as dezenas de pessoas que hoje marcaram presença na manifestação dão alento ao responsável.

A Seiva Trupe, a completar 50 anos de existência, assegura que sem apoio do Estado irá suspender a atividade a 1 de Janeiro de 2023, dedicando os próximos dias a uma análise sobre os “modos de reverter a situação de molde a evitar o seu fim, desde logo recorrendo à figura do Requerimento Hierárquico junto do Senhor Ministro da Cultura”.

Recorde-se que também a Filandorra, companhia de teatro que desenvolve na região de Trás-os-Montes e Alto Douro um projeto inovador de descentralização teatral, se declarou em "estado de choque" ao tomar conhecimento da exclusão de apoio da DGArtes e decidiu juntar-se ao protesto deste domingo, como forma de manifestar o desagrado na decisão tomada. 

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).