Presidente da Seiva Trupe vai discursar a favor da companhia no domingo no Marquês

Presidente da Seiva Trupe vai discursar a favor da companhia no domingo no Marquês
| Porto
Porto Canal

A emblemática companhia de teatro, Seiva Trupe, fundada em 1973 na cidade do Porto, não foi incluída nos resultados provisórios dos apoios sustentados no teatro, revelados na segunda-feira passada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes). Para defender o grupo teatral, no dia 11 de dezembro, uma concentração de pessoas vai juntar-se no Marquês e o fundador da companhia, Castro Guedes, estará presente.

“A concentração marcada espontânea e autonomamente por cidadãos em defesa da Seiva Trupe para o Marquês, no próximo domingo, às 16h, acaba de me solicitar que fale no fim. Assim o farei, a agradecer e, naturalmente, a defender que devem ser apoiados todos os elegíveis bienais ou quadrienais”, disse Castro Guedes em comunicado.

O diretor da companhia acrescentou que na entrevista para a TSF dedicou “80% do tempo à reivindicação”, incluindo “a solução para o argumento de falta de verbas”.

Relembre-se que em comunicado divulgado na passada semana, a direção da cooperativa confessou-se surpreendida e revoltada com a decisão, avançando que a mesma foi tomada não obstante o facto de “ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, mas em que a verba alocada à DGArtes para este fim ser considerada insuficiente”.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).