Ministro da Cultura responde a críticas da Seiva Trupe na inauguração da Biblioteca Municipal de Baião

| Norte
Porto Canal

A nova Biblioteca Municipal de Baião, um equipamento que ocupa as antigas escolas primárias da vila, edificado entretanto remodelado e ampliado, foi inaugurada este sábado, tendo contado com a presença do Ministro da Cultura.

Pedro Adão e Silva foi confrontando com as recentes críticas de Jorge Castro Guedes, diretor artístico da Seiva Trupe, que esteve na passada sexta-feira no bloco informativo “Hoje”, do Porto Canal, onde teceu fortes críticas à atuação do governante, nomeadamente na decisão que levou à exclusão da companhia do quadro de Apoios Sustentados da DGArtes.

Em declarações aos jornalistas, o Ministro da Cultura rejeitou as críticas, assegurando que "o concurso duplicou a sua dotação" com "51 mlhões de euros de apoio ao teatro", e sugeriu que a reflexão deve ser feita pelas companhias que têm visto os apoios negados.

Recorde-se que a Seiva Trupe, companhia emblemática do Porto que completa 50 anos em 2023, foi excluída da concessão do Apoio Sustentado da DGArtes. A companhia de teatro concorreu ao apoio para os próximos 4 anos, mas apesar de ter atingido a pontuação necessária à sua elegibilidade, não recebeu o apoio. A verba alocada à DGArtes para este fim foi considerada insuficiente.

Quanto à nova Biblioteca Municipal de Baião, a obra de construção civil representa um investimento de um milhão de euros, comparticipado em 75% por fundos europeus.

Além da reabilitação integral do edifício da antiga escola primária, situado na Avenida 25 de Abril, a obra acrescentou um novo volume com três pisos, ocupando uma área total de cerca de mil metros quadrados.

“O projeto assentou numa organização dos diferentes espaços para que o funcionamento da biblioteca possibilite horários e eventos alternativos, numa versatilidade capaz de aumentar a oferta cultural à comunidade”, indicou ainda fonte autárquica.

Na entrada principal, pela Avenida 25 de Abril, que manteve o traçado do antigo edifício escolar, será feito o acolhimento, informação e orientação dos utilizadores. Existirá também um balcão de atendimento, sala de formação, cafetaria e instalações sanitárias, sendo complementado com terraço e acesso aos pisos inferior e superior, quer por escadas, quer por elevador. Foi também criada uma rampa lateral para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

No piso inferior existe uma secção infantil e a área de animação para atividades diversas, assim como espaços de serviços internos (sala de receção, manutenção e depósito de documentos, área de trabalho, sala de informática, vestiários e arrumos). No piso superior irá funcionar a secção com livros para adultos e espaços de trabalho, arquivo e arrecadação.

Para o presidente da Câmara, Paulo Pereira, trata-se de “uma resposta fundamental na estratégia de desenvolvimento do concelho”, constituindo “um polo dinamizador da cultura e um local de conhecimento e de encontro de gerações”.

+ notícias: Norte

Mata irmão a tiro e fica condenado a 14 anos de prisão em Vila Pouca de Aguiar

O Tribunal de Vila Real condenou esta terça-feira um homem de 49 anos a uma pena de 14 anos de prisão pelo homicídio do irmão, em Vila Pouca de Aguiar.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.