Caso dos Emails: Pedro Guerra pode vir a ser detido por não comparecer em tribunal

Caso dos Emails: Pedro Guerra pode vir a ser detido por não comparecer em tribunal
| País
Porto Canal

Conforme noticiou o Porto Canal, Pedro Guerra não compareceu às duas sessões de julgamento já realizadas pela divulgação dos e-mails do Benfica no Porto Canal. O antigo Diretor de Conteúdos da Benfica TV e comentador televisivo faltou às sessões e a justiça revelou dificuldades em contactar a testemunha. Se Pedro Guerra continuar a falhar as convocatórias, que meios tem a justiça para notificar uma testemunha que não quer ser notificada?

Se a prestação de prova terminar sem que o Ministério Público prescinda de ouvir Pedro Guerra, o tribunal pode emitir um mandado de detenção. Nesse caso, o ex-comentador televisivo poderá ser detido pela PSP de Lisboa para o cumprimento da convocatória. Até lá, caso Pedro Guerra seja notificado e continue a faltar às sessões de julgamento sem justificação, a testemunha fica sujeita ao pagamento de uma multa que pode ultrapassar as duas centenas de euros.


Contactada pelo Porto Canal, a advogada Ana Raquel Conceição explica o processo de convocatória. “O mais importante é que a testemunha seja encontrada. Normalmente o que se faz é enviar uma carta registada para o domicílio. Os tribunais têm acesso aos elementos fiscais da testemunha, portanto podem até recorrer ao domicílio profissional”. No caso de a testemunha ser uma figura pública e aparecer nos meios da comunicação social e depois de não comparecer numa sessão de julgamento, Ana Raquel Conceição explica: "Se vemos a pessoa, a testemunha, que o tribunal diz não conseguir encontrar nos meios de comunicação social, alguma coisa de errado está a acontecer. O tribunal deverá promover que a notificação seja feita nos lugares conhecidos.”


Este é o segundo episódio público em que a justiça revela dificuldades em contactar o antigo funcionário do Benfica. Em março de 2021, o Porto Canal divulgou um documento da Procuradoria-Geral da República que mostrava que o Ministério Público não conseguia contactar o comentador para o ouvir, na qualidade de arguido, num outro processo.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.