Mundo inteiro reza por Mandela -- Ban Ki-moon

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 27 jun (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou, esta quarta-feira, que o mundo inteiro reza pelo antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela, "um dos gigantes do século XX", que luta contra a morte.

Ban Ki-moon qualificou Mandela de "um dos gigantes do século XX" pelo seu papel de líder contra o apartheid na África do Sul, durante uma receção em Nova Iorque do 50.º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), antecessora da atual União Africana.

"Eu sei que os nossos pensamentos e orações são para Nelson Mandela, a sua família e entes queridos, todos os sul-africanos e para as pessoas que foram inspiradas pela sua vida notável e pelo seu exemplo em todo o mundo", realçou Ban Ki-moon.

"Vamos mostrar a mesma convicção e a mesma motivação para trabalhar para o bem-estar e para um futuro melhor para todos os africanos", continuou o secretário-geral da ONU.

Nelson Mandela, 94 anos, está hospitalizado desde 08 de junho em Pretória. O seu estado de saúde agravou-se no fim de semana.

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelou na noite de quarta-feira a sua visita a Moçambique depois de ter ido visitar Mandela ao hospital.

FV // DM.

Lusa/ Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.