Federação do PS de Setúbal rejeitou proposta para diretas e congresso extraordinário

| Política
Porto Canal / Agências

Seixal, 13 jun (Lusa) - O PS de Setúbal rejeitou uma proposta para a realização de um congresso extraordinário e de eleições diretas para a liderança do partido, revelou hoje à Lusa a presidente da Federação Distrital, Madalena Alves Pereira.

"A proposta apresentada, que tinha como subscritores os deputados Pedro Marques, Eduardo Cabrita e Ana Catarina Mendes, entre outros, foi rejeitada por maioria, por uma diferença de três votos (36-33)", disse Madalena Alves Pereira.

"Este é o momento de nos empenharmos todos na proposta que o secretário-geral apresentou, de realização de eleições primárias [para a escolha do candidato do PS a primeiro-ministro], e essa foi uma das tónicas da reunião", acrescentou a dirigente socialista, apoiante de António José Seguro.

Madalena Alves Pereira falava à Lusa após a reunião da Comissão Política Distrital, que decorreu quinta-feira à noite no Seixal, e que tinha sido convocada para analisar os resultados das eleições para o Parlamento Europeu.

Muitas personalidades do PS defendem que é necessária uma "clarificação" no partido, face à disponibilidade de António Costa para assumir a liderança do partido.

De acordo com os estatutos do PS, os congressos extraordinários só podem ser convocados por iniciativa do secretário-geral, por proposta aprovada em Comissão Nacional, ou por requerimento de mais de 50 por cento das federações, desde que representem mais de metade do total de militantes do partido.

Em entrevista à TVI, António Costa defendeu que, independentemente de ser aprovado um processo de eleições primárias abertas a simpatizantes, o partido não pode prescindir da realização de um congresso extraordinário.

GR(LIL/PLI/PMF/SMA) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.