Seguro promete "sob palavra de honra" repor cortes aos reformados

Seguro promete "sob palavra de honra" repor cortes aos reformados
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS prometeu na terça-feira à noite, "sob palavra de honra", de devolver o valor das reformas cortadas aos pensionistas e acusou o primeiro-ministro de não estar à altura para governar o povo português.

António José Seguro falava no final de um comício do PS em Santa Maria de Lamas, município de Santa Maria da Feira, numa intervenção em que responsabilizou a maioria PSD/CDS e os "interesses feitos com o Governo" por tentarem criar "casos" na campanha para as eleições europeia, numa tentativa de se furtarem ao debate sobre as consequências da atual governação.

Num auditório em Santa Maria de Lamas, o líder socialista começou por questionar se os pensionistas e os reformados têm alguma razão para votar na coligação PSD/CDS, depois do executivo lhes ter cortado as pensões, deixando então uma promessa caso os socialistas vençam as próximas eleições legislativas.

"Fizemos as contas e quero mais uma vez garantir-vos sob palavra de honra que, uma vez chegados ao Governo, voltaremos a dar aquilo que é um direito dos pensionistas e dos reformados e devolveremos as reformas, acabaremos com a TSU (taxa social única) dos pensionistas", declarou.

Ainda sobre a ação do Governo nos últimos três anos, António José Seguro disse que se tentou dividir trabalhadores do setor privado contra os do setor público.

"E o que fez no setor público ? Despediu trabalhadores e funcionários públicos, cortou nos subsídios de férias, de natal e nos vencimentos", apontou, dizendo que Pedro Passos Coelho prometera o contrário antes de ser primeiro-ministro.

"Enganou os portugueses, traiu os portugueses. Fez uma coisa para ganhar as eleições e fez outra completamente diferente quando chegou ao poder", acusou o líder socialista, advogando, ainda, que o atual executivo do PSD/CDS também atacou os trabalhadores do privado ao aumentar impostos.

Já na parte final da sua intervenção, o líder dos socialistas referiu-se ao pedido de "demissão irrevogável" de Paulo Portas do cargo de ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, "tendo como prenda dias depois a sua promoção ao cargo de vice-primeiro-ministro".

"Está tudo dito sobre ele [Paulo Portas] e sobre Pedro Passos Coelho", declarou.

Sobre a atual campanha para o Parlamento Europeu, o secretário-geral do PS defendeu que a coligação PSD/CDS tenta criar casos.

"Nós não queremos uma campanha de casos, porque quem quer uma campanha de casos sãos os candidatos do Governo ou os interesses feitos com o Governo", disse.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.