Louçã apela ao voto dos que elegeram PSD e CDS e antecipa "cabazada" à direita

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 20 mai (Lusa) - O ex-líder do BE, Francisco Louçã, apelou hoje ao voto daqueles que nas últimas eleições puseram PSD e CDS no Governo, considerando que "têm uma dívida para com Portugal", antecipando "uma enorme cabazada" nas urnas ao "comboio descendente da direita".

Num comício em Braga, Francisco Louçã deu vida ao mote desta campanha eleitoral para as europeias e pôs "de pé" todos os presentes, defendendo que quem nas últimas europeias e legislativas votou no PSD e no CDS, dando confiança a Passos Coelho e Paulo Portas, têm no domingo, pela primeira vez, "uma razão tão forte para votar no Bloco de Esquerda".

"Todas essas pessoas, quem lhes deu o voto para os pôr lá e que sabem que foram enganados, sabem como eu sei que têm uma dívida para com Portugal", enfatizou Louçã, considerando que nestas europeias devem um voto para "fazer as suas contas e fazer as pazes com o país".

O antigo líder bloquista foi mais longe: "e até recomendo a essas pessoas, com muita amizade, no domingo levem a vossa vida até à urna de voto. Levem os vossos filhos, o recibo da vossa pensão, do vosso salário, levem o seu IRS, mostrem-nos naquela votação que querem defender Portugal contra os que tão mal fizeram ao nosso país".

Sobre a "maresia e enfado" que a campanha da direita determinou para estas eleições, Louçã afirmou que "no comboio descendente vai uma "grande reinação".

"Vinha tudo à gargalhada, uns por verem rir os outros e os outros sem ser por nada. O comboio descendente da direita, na antecipação, na perceção desesperada, alucinada da enorme cabazada que vão receber pelo mal que fizeram ao país", descreveu.

O ex-líder do BE fez ainda um claro apelo contra a abstenção no domingo, recordando que quem está no Parlamento Europeu, "todos eles foram eleitos na base do esquecimento, do perdão fácil, do interesse e do desinteresse".

"Todos os maus deputados foram eleitos porque boas pessoas não foram votar A abstenção sempre elegeu os piores governos de todos", recordou.

Louçã falou ainda da "garantia de honra" que o BE dá a todos os seus votantes, recordando que nunca nenhum deputado bloquista "saiu com mais do que entrou".

JF // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.