Cavaco diz ter "ambições positivas" sobre campanha para as europeias

| Política
Porto Canal / Agências

Xangai, 14 mai (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje em Xangai ter sempre "ambições positivas" em relação à campanha eleitoral que está a decorrer, lembrando que fará uma comunicação ao país na véspera das europeias de 25 de maio.

"Eu tenho sempre ambições positivas no desenvolvimento da campanha eleitoral, mas respeito muito a autonomia dos partidos políticos e por isso é que há matérias, que ainda há dias referi, em que é preciso insistir, continuar a insistir", afirmou Aníbal Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas que acompanham a deslocação oficial do chefe de Estado à China.

No passado sábado, ainda em Lisboa, o Presidente da República voltou a insistir na importância da cultura do compromisso, sustentando que "há certas boas atitudes" que levam tempo até se instalarem no funcionamento normal da democracia.

Em Xangai, recusou-se a antecipar o que pensa do tom da campanha eleitoral, lembrando que irá falar ao país na véspera das eleições, a 24 de maio, dia em que realiza em Lisboa a final da Liga dos Campeões Europeus.

"Vou fazer uma comunicação ao país na véspera do ato eleitoral, que coincide com o jogo do Real Madrid com o do Atlético Madrid, não sei qual será a minha capacidade de competir com a final da taça dos campeões europeus...", afirmou.

O chefe de Estado, que chegará a Lisboa na próxima segunda-feira, disse que tem sido informado sobre o que está a ocorrer na campanha para fazer "os últimos ajustamentos" nessa comunicação que irá produzir.

Cavaco Silva já fez, a 19 de março, uma comunicação ao país para anunciar a marcação da data das europeias e apelou então à participação ativa dos portugueses nas eleições de 25 de maio, sublinhando que as decisões das instâncias europeias condicionam e influenciam profundamente o destino de Portugal e o futuro das novas gerações.

Na mesma comunicação, o Presidente da República apelou a uma campanha eleitoral para o Parlamento Europeu "esclarecedora, serena e elevada", sublinhando que um agravamento da crispação partidária poderá prejudicar entendimentos que se venham a revelar indispensáveis no futuro".

SMA // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Moreira e executivo abandonam Assembleia Municipal do Porto após críticas do BE

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e os vereadores do movimento independente abandonaram esta segunda-feira temporariamente a sessão da Assembleia Municipal após críticas do Bloco de Esquerda, que foram consideradas "um ataque ao executivo".

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".