FMI vai continuar a "trabalhar de perto" com o Governo para ultrapassar "problemas que permanecem"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 mai (Lusa) - A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, elogiou hoje "a posição forte" de Portugal para completar a consolidação orçamental e garantiu que o Fundo vai "trabalhar de perto" com as autoridades portuguesas para ultrapassar "os problemas que permanecem".

"As autoridades portuguesas estabeleceram um histórico forte de implementação de políticas para atacar os problemas estruturais de longa duração do país. Este é um bom augúrio quando Portugal sai do programa apoiado pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional", disse Christine Lagarde, numa nota escrita emitida hoje pela instituição.

A diretora-geral do FMI destacou ainda que, "embora permaneçam incertezas e desafios, Portugal está agora numa posição forte para completar a consolidação das finanças públicas e aprofundar ainda mais as reformas estruturais, que são essenciais para alcançar um crescimento sustentado e [para a] criação de emprego".

"Vamos procurar continuar a trabalhar de perto com as autoridades [portuguesas] enquanto combatem os desafios que permanecem", afirmou Lagarde, no dia em que o Governo português anunciou que não vai pedir um programa cautelar, seguindo o exemplo da Irlanda.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou hoje que Portugal pode dispensar um programa cautelar porque a estratégia de regresso aos mercados e a consolidação orçamental foram bem-sucedidas e o país recuperou credibilidade externa.

"Podemos fazer agora esta escolha porque, tal como consta na declaração final emitida na sequência da última avaliação da 'troika', o programa está no bom caminho para o seu termo e colocou a economia portuguesa no caminho da solidez das finanças públicas, da estabilidade financeira e da competitividade", disse Passos Coelho, numa declaração ao país.

ND (IEL) //

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".