Imprensa internacional dá destaque a preferência de Portugal por 'saída limpa'

| Mundo
Porto Canal

O fim do programa de ajuda financeira internacional a Portugal é hoje notícia em vários jornais da imprensa internacional, que destacam a decisão do Governo de adotar uma ‘saída limpa’ semelhante à da Irlanda.

“Portugal vai seguir o exemplo da Irlanda e sair do resgate sem linha de crédito”, escreve o Irish Times, na sua página online.

Também os jornais espanhóis referem o anúncio de domingo do primeiro-ministro Passos Coelho, com o El País a escrever, na primeira página, que “Portugal sairá do resgate financeiro sem mais ajudas”.

O mesmo jornal recorda, no entanto, o alerta do FMI, que avisou que Lisboa enfrenta “incertezas e desafios”.

O El Mundo cita Passos Coelho, escrevendo em título: “No próximo 17 de maio terá terminado o resgate”.

“Portugal voltará a olhar os seus parceiros europeus com igualdade” é outra citação do primeiro-ministro português que o El Mundo destaca.

Os jornais alemães, como o Die Welt e o Frankfurter Allgemeine referem também o anúncio de Lisboa, com este último a escrever que, depois da Irlanda e de Espanha, Lisboa atreve-se agora a uma ‘saída limpa’ do programa de resgate.

“Portugal optou por uma ‘saída limpa’ do programa de resgate, seguindo o exemplo da Irlanda no ano passado”, escreve por seu lado o New York Times, sublinhando que “Lisboa não vai pedir crédito de precaução”.

No site da BBC, o título é uma citação de Passos Coelho: “Portugal não precisa de mais empréstimos”, enquanto o Financial Times escreve que “Portugal sai do resgate sem a rede de segurança de uma linha de crédito.

Portugal vai sair do atual programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar, regressando autonomamente aos mercados, anunciou no domingo o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.