25 Abril: Mário Soares acusa Governo e Assunção Esteves de serem contra a revolução

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (lusa) - O antigo Presidente da República Mário Soares acusou hoje o Governo e a presidente da Assembleia da República de serem contra o 25 de Abril e considerou que a "única e verdadeira" comemoração daquela data aconteceu no largo do Carmo, em Lisboa.

"Houve uma única e verdadeira [comemoração] que é esta aqui, onde está o povo", disse Mário Soares no final da cerimónia de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, que decorreu esta manhã no Largo do Carmo.

Aos jornalistas, Mário Soares criticou ainda a forma como a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, se dirigiu à Associação 25 de Abril, afirmando que não respeitou os capitães de Abril.

"Foi símbolo de que não foram respeitados como deviam. Eles fizeram o 25 de abril. Se o Governo e a presidente da Assembleia da República fossem do 25 de Abril, não lhes faziam o que fizeram"' afirmou.

"Este governo é contra o 25 Abril"' acrescentou o histórico socialista.

As comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril repartem-se hoje por três 'palcos', entre a sessão solene no parlamento, a evocação a Salgueiro Maia no Largo do Carmo e o tradicional desfile na Avenida da Liberdade.

Pelo terceiro ano consecutivo, os militares de Abril não estarão presentes na sessão solene no parlamento.

A decisão de realizar a homenagem no Largo do Carmo surgiu depois da falta de consenso entre os partidos para que um representante dos militares de Abril interviesse na sessão solene.

MCL// ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".