25 Abril: BE diz que democracia não é hipotecável "nas mãos dos credores"

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (Lusa) - A deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua disse hoje que a democracia que o 25 de Abril de 1974 trouxe a Portugal não é hipotecável "nas mãos dos credores".

"Erguemos a voz que Abril nos deu para, aqui e hoje, dizer que a Constituição do nosso povo, os seus direitos, a sua soberania para escolher o futuro, não é hipotecável nas mãos dos credores", assinalou a bloquista, que falou em nome do partido no parlamento na sessão solene dos 40 anos da revolução de Abril.

A jovem deputada, de 27 anos, começou a sua intervenção declarando que a sua geração "não conheceu outro regime que não a democracia de Abril", enumerando que deve "tudo, mas mesmo tudo", aos que "tiveram a coragem de desafiar o medo desejar uma revolução".

"Anti-fascistas, revolucionários românticos, ex-presos políticos, sindicalistas da resistência, soldados, capitães de Abril, queremos saudar-vos: a vossa voz merecia ser ouvida, aqui e hoje, porque é a voz de todos os que vos devem a voz", frisou Mariana Mortágua.

Mesmo não faltando "excelentes razões para festejar esse tempo de mudança que foi a revolução", a deputada lamentou que haja "quem se desencante com o que foi feito deste país de Abril".

"Afinal, renderam a nossa democracia à ditadura dos mercados e é em seu nome que governam. (...) Se Berlim manda, o Governo cumpre. Se os mercados murmuram, o país treme. Estranha forma de democracia esta em que toda a governação é feita a pensar nos mercados e avaliada por eles", realçou.

Mariana Mortágua diz que aos mercados "incomoda essa maçadoria chamada democracia e os governantes, para lhes fazer a vontade, apelam a um consenso".

Portugal, contudo, "não pode suportar a escolha entre a austeridade nefasta e a austeridade fofinha. A austeridade não é um remédio, é uma peçonha", alertou.

Criticando o tratado orçamental europeu, a jovem parlamentar advertiu que "o consenso da austeridade" é uma ameaça sobre o futuro do país, que precisa de alternativas políticas e económicas.

"Faço parte de uma geração que já nasceu em democracia. Não é por saudosismo que falo de Abril. É por vontade de futuro", reforçou Mariana Mortágua.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Morreu antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro

O antigo deputado e eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro morreu aos 88 anos, informou esta segunda-feira o partido, que destaca a sua dedicação à luta “pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".