Buscas aéreas pelo MH370 suspensas devido a mau tempo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 22 abr (Lusa) -- As buscas aéreas pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido desde 08 de março, foram suspensas hoje devido ao mau tempo, causado por ciclone tropical, indicaram as autoridades.

As operações no Oceano Índico, que deveria ser sobrevoado hoje por uma dezena de aviões militares, prosseguem, porém, por via marítima, estando a participar na missão 10 navios.

Segundo o centro de coordenação das operações, com sede na Austrália, a patrulha aérea, que deveria cobrir uma área de 49.491 quilómetros quadrados, foi suspensa.

"As atividades de busca aérea foram suspensas para o dia de hoje devido às más condições meteorológicas na zona como consequência do ciclone tropical 'Jack'", indicou o centro de coordenação, em comunicado, acrescentando que se tem verificado agitação marítima e fraca visibilidade, pelo que iria fazer com que as buscas fossem "ineficazes" e "potencialmente perigosas".

Em paralelo, o minissubmarino teleguiado, que rastreia parte do fundo do Oceano Índico em busca do avião desaparecido, que transportava 239 pessoas a bordo, completou hoje a sua nona missão.

O Bluefin-21 já cartografou mais de dois terços do perímetro demarcado na sequência do sinal acústico que fora detetado, semelhante ao emitido pelas caixas negras, sem que tenham sido encontrados quaisquer "objetos de interesse".

A missão do Bluefin-21 deverá ser concluída esta semana, de acordo com as estimativas das autoridades.

DM // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.