Rastreada 80% da área de busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines

Rastreada 80% da área de busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines
| Mundo
Porto Canal

Oitenta por cento da área definida para a busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido no início de março, foi rastreada, sem que haja qualquer resultado, informaram hoje as autoridades que coordenam a missão.

O minissubmarino Bluefin-21 completou, esta manhã, a sua décima missão, centrada num raio de dez quilómetros quadrados, onde foi detetado um sinal acústico, semelhante aos emitidos pelas caixas negras dos aviões, explicou, em comunicado, o centro de coordenação das operações, com sede na Austrália.

Com capacidade para mergulhar até 4.500 metros de profundidade, o Bluefin-21 utiliza um sonar para criar uma imagem do fundo do mar, a qual será depois analisada por vários especialistas.

O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, indicou que a missão de rastreio da zona, onde se acredita que o avião da Malásia se poderá ter despenhado, deverá ser dada como concluída até ao final desta semana.

Dez aviões militares e 12 navios percorriam hoje uma área reduzida para 37.948 quilómetros quadrados, dividida em três zonas, situada a cerca de 855 quilómetros a noroeste de Perth, em missões de rastreio visual de busca por partes da fuselagem do avião.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas a bordo, descolou de Kuala Lumpur na madrugada de 08 de março rumo a Pequim, mas pouco depois da descolagem desapareceu dos radares numa ação deliberada de quem se encontrava aos comandos do aparelho que não emitiu qualquer sinal de alerta ou de emergência.

Após terem sido desligados os aparelhos de identificação e localização do avião, este mudou de rota em sentido contrário tendo, segundo os especialistas que estudaram os dados recolhidos pelos sinais emitidos pelos motores, caído no oceano Índico.

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.