Concluídos dois terços da busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 21 abr (Lusa) - Mais de dois terços da área definida para a busca submarina pelo avião da Malaysia Airlines, desaparecido no início de março, foram rastreados, sem que tenha sido detetado qualquer sinal da aeronave, informaram hoje as autoridades.

O minissubmarino Bluefin-21 completou, esta manhã, a sua oitava missão, centrada num raio de dez quilómetros quadrados, onde foi detetado um sinal acústico, passível de ser emitido por uma das caixas negras do avião, explicou o centro de coordenação das operações, num comunicado citado pelas agências internacionais.

Com capacidade de mergulhar até 4.500 metros de profundidade, o Bluefin-21 utiliza um sonar para criar uma imagem do fundo do mar, a qual será depois analisada por vários especialistas.

O ministro dos Transportes da Malásia, Hishammuddin Hussein, indicou que a missão de rastreio da zona onde se acredita que o avião da Malásia se poderá ter despenhado deverá ser concluída esta semana.

De acordo com o jornal The Malaysian Insider, o Governo da Malásia já contactou duas empresas que se dedicam à procura de objetos no fundo do mar com vista a iniciar uma eventual nova fase de buscas.

No domingo, dez aviões militares e 11 navios cartografaram uma zona ampliada até aos 49.491 quilómetros quadrados, dividida em três áreas, situada a cerca de 1.741 quilómetros a noroeste de Perth, em missões de rastreio visual de busca por partes da fuselagem do avião.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas a bordo, descolou de Kuala Lumpur na madrugada de 08 de março rumo a Pequim, mas pouco depois da descolagem desapareceu dos radares numa ação deliberada de quem se encontrava aos comandos do aparelho que não emitiu qualquer sinal de alerta ou de emergência.

Após terem sido desligados os aparelhos de identificação e localização do avião, este mudou de rota em sentido contrário tendo, segundo os especialistas que estudaram os dados recolhidos pelos sinais emitidos pelos motores, caído no oceano Índico.

DM (IM) // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Papa pede melhores condições nas prisões para o crescimento humano e espiritual

O Papa Francisco considerou este domingo “fundamental” que o sistema prisional ofereça aos presos “espaços de crescimento”, durante a sua visita às reclusas da prisão feminina de Veneza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.