Câmara de Gaia aposta em projectos de sustentabilidade energética

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 22 abr (Lusa) - A Câmara Municipal de Gaia está a apostar em projetos que visam a sustentabilidade energética para aproveitar verbas provenientes do Banco Europeu de Investimento (BEI) na ordem dos 600 mil euros, revelou, esta noite, fonte da autarquia.

"Estamos a elaborar projetos quer em equipamentos municipais, quer na escola pública, rede viária (...). Vamos levar à próxima reunião de Câmara a abertura de um concurso para a colocação de reguladores de fluxo na iluminação pública que vai permitir reduzir significativamente a fatura energética do município", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara, Patrocínio Azevedo.

O autarca falava esta noite à margem de uma Assembleia Municipal (AM), durante a qual revelou que este projeto "vem do passado", tratando-se de uma candidatura feita ao programa ELENA (European Local Energy Assistance) quando a autarquia de Gaia era liderada pelo social-democrata, Luís Filipe Menezes.

"O projeto tinha previsto inicialmente um milhão de euros de financiamento direto do BEI mas, neste momento, já vieram para Gaia 600 mil euros", explicou Patrocínio Azevedo.

A verba foi gasta numa equipa técnica e na elaboração de projetos que, referiu o vice-presidente, "não estão devidamente amadurecidos", pelo que a autarquia de Gaia decidiu "recorrer" a técnicos da Câmara e da empresa municipal Gaiurb "para preparar esse 'dossier' e não ter de devolver os 600 mil euros em 2015".

Questionado sobre se teme que essa situação venha a revelar-se Patrocínio Azevedo mostrou-se otimista, apesar de entender que "houve desvalorização" por parte do anterior executivo de um projeto que, defendeu o autarca, "era efetivamente pioneiro em Portugal e importante para Gaia".

Este tema surgiu na sequência das explicações dadas por Patrocínio Azevedo, enquanto presidente em exercício na AM, sobre o projeto "Equipamentos Desportivos Eco-Eficientes", orçado em cerca de 590 mil euros.

O projeto visa seis equipamentos desportivos: piscinas de Vila D'Este e de Lever, pavilhões de Grijó, Gulpilhares e Vila D'Este e estádio de Grijó.

Trata-se de uma candidatura que aproveita verbas do antigo Quadro Comunitário de Apoio (ciclo 2007/2013), ou seja valores "em aberto" por quebra/anulação de outros projetos.

Esta candidatura implicava uma segunda revisão ao orçamento e 2014, a qual foi aprovada com a abstenção da CDU e do Bloco de Esquerda.

Esta sessão ficou marcada pela apresentação de moções sobre o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) com a CDU, o Movimento Independente Juntos por Gaia, o Bloco de Esquerda, o PSD e o PS a mostrarem desagrado quanto à desclassificação deste equipamento hospitalar.

O Ministério da Saúde publicou a 10 de abril, em Diário da República, a Portaria n.º 82/2014 que classifica o CHVNG/E como uma unidade de tipologia II, o que põe em causa os serviços de Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Pediátrica.

Após várias horas de discussão, vários deputados, bem como o presidente em exercício, defenderam que fosse criada uma moção única da AM de Gaia, pelo que a votação foi adiada.

De uma ordem de trabalhos que continha sete pontos, nesta AM foram a discussão apenas dois, tendo sido marcada uma nova sessão para a próxima segunda-feira, dia 28.

PYT // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.