Decretado estado de catástrofe natural no norte do Chile após forte sismo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago de Chile, 02 abr (Lusa) -- A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou hoje estado de catástrofe natural no norte do país, sacudido, na noite de terça-feira, por um sismo de magnitude 8,2 na escala de Richter.

"Decretei estado de catástrofe natural em Arica e Tarapaca", declarou, poucos minutos antes de assinar o decreto no palácio presidencial.

Michelle Bachelet vai deslocar-se, esta quarta-feira, às zonas mais afetadas pelo forte terramoto que causou cinco vítimas mortais, de acordo com o mais recente balanço facultado pelo ministro do Interior.

Ao contrário do que aconteceu aquando do forte terramoto de magnitude 8,8 na escala de Richter, ocorrido há quatro anos, a chefe de Estado tomou imediatamente a decisão de recorrer às forças armadas para salvaguardar a ordem pública e prevenir saques.

À luz da lei chilena, o estado de catástrofe natural é adotado pelo chefe de Estado perante situações de calamidade pública, uma vez que contempla a possibilidade de limitar certas garantias constitucionais, como o direito de reunião ou liberdade de movimentos, e o confisco de bens.

A Presidente chilena, que suspendeu todas as atividades oficiais previstas para o dia de hoje, agradeceu ainda publicamente os telefonemas dos Presidentes do Peru e da Argentina, bem como do embaixador do Brasil "oferecendo toda a ajuda necessária".

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.