Réplica de magnitude 7,8 sacode norte do Chile

Réplica de magnitude 7,8 sacode norte do Chile
| Mundo
Porto Canal

Uma réplica de 7,8 sacudiu, esta noite, o extremo norte do Chile, 24 horas depois de a mesma zona ter sido atingida por um sismo de 8,2 na escala de Richter, informaram as autoridades.

Face à eventual ocorrência de um tsunami de menor dimensão foi emitido um novo alerta e milhares de pessoas receberam instruções para se afastarem das zonas costeiras após a réplica, cuja magnitude foi revista em alta de 7,4 para 7,8.

O abalo ocorreu às 23:43 locais (02:43 de quinta-feira em Lisboa) a 20 quilómetros a sul da cidade de Iquique, onde se decretou "estado de alerta de tsunami para a toda a costa chilena em virtude da sua magnitude", indicou o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (Shoa).

De acordo com a Televisão Nacional, pesqueiros de pequena dimensão estão a deixar o porto de Arica devido ao receio de um eventual maremoto, tendo começado a soar os alarmes avisando os residentes para se abrigarem em locais seguros.

Outro movimento telúrico, de 6,3 na escala de Richter, foi sentido pouco antes, às 22:58 locais (03:58 de quinta-feira em Lisboa), o qual teve o seu epicentro a 50 quilómetros a oeste de Alto Hospício e foi localizado a uma profundidade de 30,9 quilómetros.

A mais recente réplica do sismo que sacudiu a costa norte do Chile na noite de terça-feira, foi sentida com grande intensidade no Peru, designadamente nas cidades de Tacna e Arequipa, levando alguns residentes a abandonarem as suas casas, de acordo com a imprensa local.

O terramoto de 8,2 na escala de Richter que atingiu a costa norte do Chile provocou seis mortos, segundo o mais recente balanço oficial.

+ notícias: Mundo

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.