Chile levanta alerta de tsunami para todo o território após forte réplica

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 03 abr (Lusa) -- As autoridades chilenas levantaram hoje o alerta de tsunami a nível nacional, emitido após uma forte réplica ter sacudido o norte do país, um dia depois do sismo de 8,2 na escala de Richter.

"Os Serviços Hidrográficos e Oceanográficos da Marinha anularam o alerta de tsunami para todo o território nacional", declarou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, em conferência de imprensa.

A magnitude da réplica, a mais forte registada na sequência do terramoto ocorrido na noite de terça-feira, foi revista em baixa de 7,8 para 7,6.

"As pessoas podem regressar tranquilamente às suas casas", acrescentou o ministro.

A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, que se encontra na cidade de Arica para se inteirar da situação no terreno, elogiou hoje a resposta dos cidadãos e das autoridades do norte do país, na sequência do potente terramoto que causou seis mortos e graves danos materiais.

Michelle Bachelet, que viajou na quarta-feira para a zona afetada, teve que abandonar o hotel de Arica, em que se encontrava, sendo retirada como "todas as outras pessoas" para uma zona alta da cidade após a forte réplica registada na noite de quarta-feira.

A chefe de Estado chilena seguiu depois para a sede regional do Gabinete Nacional de Emergência (Onemi), onde se concentra a informação sobre o que vai sucedendo naquela zona do país, explicou aos jornalistas.

"Viemos para ver como podemos ajudar e não para incomodar. Queremos saber qual é a situação atual e tentar ser úteis", disse.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.