Registadas pelo menos 20 réplicas após forte sismo no Chile

Registadas pelo menos 20 réplicas após forte sismo no Chile
| Mundo
Porto Canal

Pelo menos 20 réplicas foram registadas, esta noite, após o sismo de 8,2 na escala de Richter, que sacudiu o norte do Chile, causando cinco mortos e vários feridos, de acordo com o mais recente balanço oficial.

Segundo dados publicados na página do Centro Nacional Sismológico da Universidade do Chile, a maioria das réplicas teve uma magnitude superior a 5.

As ruas do centro da cidade de Iquique, a 1.857 quilómetros a norte da capital chilena, encontram-se cheias de estilhaços de vidros das janelas que estalaram com o impacto do terramoto, com as televisões a informarem da destruição de algumas habitações, bem como de estradas obstruídas na sequência de deslizamentos de terra.

Numa das baías de Iquique pelo menos 140 pequenas embarcações foram destruídas pela força das águas que chegou a um dos terminais de autocarros.

Nas redes sociais correm também relatos do desaparecimento de crianças durante o processo de evacuação da zona, tendo sido publicadas várias fotografias deles para que se localizados sejam entregues a esquadras ou aos efetivos do Exército que patrulham as ruas de Iquique.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.

Em fevereiro de 2010, um sismo de 8,8 na escala de Richter, seguido de tsunami, sacudiu o centro e sul do país, deixando 526 mortos.

O terramoto afetou cerca de 800 mil pessoas e provocou danos superiores a 30.000 milhões de dólares.

+ notícias: Mundo

Vai ou não avançar com demissão? Pedro Sánchez responde às 11h

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, faz esta segunda-feira, pelas 11h (hora de Portugal Continental) uma declaração ao país depois de na quarta-feira ter revelado que ponderava demitir-se e que ia parar para refletir durante cinco dias.

Pedro Sánchez não se demite e diz-se "vítima de mentiras"

O primeiro-ministro de Espanha, o socialista Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira que continuará à frente do Governo do país, numa declaração em Madrid, no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.