Sobe para cinco número de mortos em forte sismo no Chile

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 02 abr (Lusa) -- O Governo do Chile confirmou hoje a morte de cinco pessoas como consequência do terramoto de 8,2 na escala de Richter que sacudiu, esta terça-feira, as regiões de Arica e Parinacota, no extremo norte do país.

Cinco pessoas -- quatro homens e uma mulher -- morreram vítimas de ataques cardíacos e esmagadas sob escombros, disse o ministro do Interior chileno, Rodrigo Peñailillo, numa conferência de imprensa, que teve lugar no Serviço Nacional de Emergência (Onemi).

As autoridades informaram que os habitantes da orla costeira do Chile foram já retirados, cumprindo as recomendações de segurança depois de ter sido ativado o alerta de tsunami na sequência do forte terramoto.

O ministro indicou ainda que se decidiu levantar o alerta no extremo sul do país, uma vez que nessa zona não existe perigo para a população.

Segundo o diretor do Onemi, Ricardo Toro, 11 hospitais das zonas do norte suscetíveis de serem afetados por inundações também foram evacuados, embora devam voltar a operar dentro de algumas horas quando for levantado o alerta de tsunami.

Empresas de transporte de passageiros suspenderam os serviços no litoral chileno e as escolas foram encerradas nas regiões de Arica e Parinacota, as mais afetadas pelo forte abalo ocorrido na noite de terça-feira.

Além disso, as centrais elétricas de Tarapacá, Mejillones e Antofagasta não se encontram operacionais e metade da cidade de Arica, na fronteira com o Peru, está sem abastecimento de eletricidade.

As autoridades também informaram do destacamento de militares para as ruas das cidades de Arica e Iquique, o qual visa garantir a manutenção da ordem e prevenir a ocorrência de saques.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.