"Consolidação orçamental pela primeira vez com a ajuda do crescimento" - Paulo Portas

| Economia
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 26 mar (Lusa) - O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, considerou hoje "virtuoso" que a consolidação orçamental se faça em 2014, pela primeira vez, com a ajuda do crescimento da economia.

"Pela primeira vez, a consolidação orçamental, ou seja, termos finanças mais equilibradas, vai poder ter a ajuda do crescimento económico. É uma ajuda virtuosa", afirmou, em declarações aos jornalistas.

Paulo Portas falava após a vista que efetuou à feira de mobiliário de Paços de Ferreira - Capital do Móvel - que está a decorrer naquela cidade.

O governante sublinhou que a consolidação orçamental por via do crescimento é positiva porque, "se a economia cresce, ela gera mais emprego e, por outro lado, gera também mais receita, por boas razões, porque a economia está a dinamizar-se".

"Este é um ponto positivo para a sociedade portuguesa", assinalou ainda, recordando que este tipo de consolidação "não aconteceu em 2013, em 2012 e em 2011".

Paulo Portas também comentou os recentes indicadores sobre a pobreza em Portugal, concluindo haver pontos positivos e negativos.

No plano negativo, que considerou "preocupante", reconheceu que o desemprego em 2012 "foi muito alto", mas vincou que esse indicador "começou felizmente a descer".

"Mas ainda tem de descer substancialmente mais", acrescentou.

No plano positivo, na análise que fez às conclusões do relatório, o vice-primeiro-ministro assinalou que "a pobreza nos mais velhos, com mais de 65 anos, que são mais pobres, desceu 3,1%".

De acordo com Paulo Portas, a diminuição ocorreu porque "este Governo, apesar da 'troika', apesar do resgate, decidiu aumentar as pensões mínimas sociais e rurais".

APM // PGF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.