PM português diz que dados do BP mostram que País conhecerá "recuperação económica bastante importante" em 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Maputo, 26 mar (Lusa) - O primeiro-ministro português, Passos Coelho, disse hoje que as perspetivas divulgadas hoje pelo Banco de Portugal mostram que o País conhecerá em 2014 uma recuperação económica bastante importante, tendo destacado o contributo da procura interna.

Pedro Passos Coelho mostrou otimismo em relação às perspetivas da economia portuguesa este ano, quando falava para membros da comunidade portuguesa em Moçambique, no âmbito da sua deslocação ao país, para participar na II Cimeira Portugal-Moçambique.

"O Banco de Portugal mostra, com grande confiança, que a recuperação da nossa economia em 2014 será já sensível, Portugal conhecerá ao longo deste ano uma recuperação económica bastante importante", declarou o chefe do governo português.

Pedro Passos Coelho apontou a importância da procura interna nos dados hoje divulgados pelo Banco Portugal, frisando que dão uma indicação de que a economia portuguesa entrará no caminho para a recuperação.

"A recuperação económica virá não só das exportações, mas também do mercado interno, o que significa que, ao fim de três anos de dificuldades, começamos já a ter, não só uma certa estabilidade, mas também uma certa recuperação do nosso mercado interno", destacou o primeiro-ministro português.

Para Pedro Passos Coelho, o cenário avançado pelo Banco de Portugal dá um sinal de que o país poderá inverter a situação de maior recessão, criando condições para atrair novamente os portugueses que se sentiram obrigados a emigrar devido à crise económica.

"Isto significa que, dentro de algum tempo, poderemos inverter essa situação de maior recessão que se instalou no país e que obrigou tantos portugueses a procurarem outras paragens", afirmou Pedro Passos Coelho.

O Banco de Portugal reviu hoje em alta as previsões para a economia portuguesa, antecipando que cresça 1,2% este ano, tal como a estimativa do Governo, e que aumente 1,4% em 2015.

O banco central alinhou a sua previsão para 2014 com as estimativas do Governo e da 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), melhorando a sua previsão dos 0,8% (estimados em dezembro) para os 1,2% este ano.

Para 2015, a instituição liderada por Carlos Costa antecipa que a economia portuguesa cresça 1,4%, e não os 1,3% estimados em dezembro, e para 2016, o banco central estima um crescimento de 1,7%.

Estas previsões indicam que, no período entre 2014 e 2016, a economia portuguesa volte a apresentar um ritmo de crescimento próximo do projetado para a área do euro, uma evolução suportada pela aceleração da procura interna privada e pela manutenção de um crescimento das exportações.

PMA (ND)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.