Presidente do Eurogrupo diz qur Portugal cumpre requisitos para passar 11.ª avaliação da 'troika'

Presidente do Eurogrupo diz qur Portugal cumpre requisitos para passar 11.ª avaliação da 'troika'
| Economia
Porto Canal

A 11.ª avaliação da 'troika' ao programa de ajustamento de Portugal cumpre os requisitos para ser aprovada e permitir o desembolso da próxima tranche de 2,5 mil milhões de euros, refere unma carta do presidente do Eurogrupo.

A carta do presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem, ao parlamento holandês, que refere a aprovação, está a ser citada pela agência Bloomberg.

Dos 2,5 mil milhões da tranche que será desembolsada depois da 11.ª avaliação, 1,6 mil milhões são dos dois fundos europeus, sendo os restantes 0,9 mil milhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na reunião do Eurogrupo de 10 de março, a ministra das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, indicou que a discussão sobre Portugal tinha sido um "ponto bastante rápido" da agenda, com a confirmação de que a 11.ª revisão, concluída a 28 de fevereiro, "correu bem".

Na altura, Maria Luís Albuquerque referiu ainda que quanto aos "procedimentos remanescentes" para a conclusão do exame regular, estes seriam tratados ao nível meramente técnico, pelo que o 11.º exame não voltará a ser discutido em sede do Eurogrupo.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.