Covid-19: Emigrantes de regresso ao Baixo Tâmega obrigados a isolamento profilático

Covid-19: Emigrantes de regresso ao Baixo Tâmega obrigados a isolamento profilático
| Norte
Porto Canal com Lusa

A autoridade de saúde nos concelhos do Baixo Tâmega determinou o isolamento profilático a todos os cidadãos que regressam do estrangeiro devido à Covid-19, de acordo com publicação no 'site' do município de Amarante.

No documento assinado por Ana Júlia Gouveia, delegada de saúde naquele território, e publicado pela Câmara de Amarante, determina-se que o isolamento se prolongue por 14 dias, "perante a atual situação epidemiológica da infeção por Covid-19".

A medida abrange os concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende.

Na quarta-feira, a presidente da Câmara de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, em declarações à Lusa, já tinha apelado aos emigrantes que têm regressado nos últimos dias, "às centenas", àquele concelho do distrito do Porto, a maioria trabalhadores da construção civil, que façam "quarentena voluntária".

O autarca referiu que muitos dos emigrantes regressaram de França, Suíça e Espanha, países onde também ocorrem situações de contaminação pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19.

O novo coronavírus infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a OMS a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI). O boletim divulgado pela DGS assinala ainda 6.061 casos suspeitos até hoje, dos quais 488 aguardavam resultado laboratorial.

Atualmente, há 24 cadeias de transmissão ativas em Portugal.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

A Assembleia da República aprovou quarta-feira o decreto de declaração do estado de emergência que lhe foi submetido pelo Presidente da República com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.

O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril, segundo o decreto publicado quarta-feira em Diário da República que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que tenham justificação.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.