Covid-19: Portugal e Quénia propõem à ONU adiar conferência dos oceanos de Lisboa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 mar 2020 (Lusa) -- Portugal e o Quénia querem adiar a conferência da ONU sobre os oceanos, prevista para junho em Lisboa, devido ao Covid-19, disse à Lusa fonte do Governo.

Os dois países organizadores já iniciaram o processo para o adiamento e já o comunicaram à ONU, a quem cabe agora tomar a decisão, disse a fonte.

A conferência estava prevista para o Altice Arena, em Lisboa, de 02 a 06 de junho, tendo como principal objetivo apelar para uma maior ação na conservação e regeneração dos oceanos.

O Governo justifica o pedido de adiamento pelas "circunstâncias extraordinárias" que se estão a viver (o novo coronavírus que provoca o Covid-19 e que se está a espalhar pelo mundo inteiro).

Agora, disse a fonte, o processo de adiamento segue para as Nações Unidas, a quem cabe formalizar o adiamento.

O processo burocrático passa por diligências para garantir a adoção, pela Assembleia-Geral da ONU, de uma resolução que adie a conferência para "data a definir", logo que voltem a estar reunidas "as condições necessárias", segundo a mesma fonte.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

FP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.