Covid-19: Empresários da Região de Coimbra reclamam medidas extraordinárias para construção civil

| Economia
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 19 mar 2020 (Lusa) - A NERC - Associação Empresarial da Região de Coimbra reclamou hoje "medidas extraordinárias de apoio" para a construção civil e mobiliário, estimando que a Covid-19 terá um impacto negativo de 493 milhões de euros nestes setores.

A suspensão das obras por causa da pandemia "gerará uma crise de liquidez imediata" no setor a nível nacional, preconiza a NERC, defendendo que é necessário garantir apoios específicos para evitar a perda elevada de empregos como aconteceu no passado.

"Os setores ligados à construção nos últimos anos têm sido um dos motores que possibilitaram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a melhoria da economia portuguesa. Atualmente, o setor emprega diretamente mais de 300 mil trabalhadores e representa 17,4% do PIB, estendendo o impacto da sua atividade a todos os outros setores", refere a NERC, num comunicado divulgado hoje.

A NERC destaca que a atividade das empresas de construção "é paga apenas pelos serviços que realiza, não comercializa 'stocks', nem pode colocar os trabalhadores em teletrabalho", o que torna a situação ainda mais delicada.

Neste contexto, a NERC reclama a criação de uma linha de apoio para os setores da construção e imobiliário, "respondendo aos seus requisitos específicos, salvaguardando assim a continuidade da sua função essencial de suporte à economia e de modo a evitar o encerramento das suas empresas e despedimentos em massa".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Dos casos confirmados, 696 estão a recuperar em casa e 89 estão internados, 20 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de hoje.

RBF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.