Covid-19: Banco de Inglaterra baixa taxas de juro para 0,1% e aumenta estímulos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 19 mar 2020 (Lusa) - O Banco de Inglaterra anunciou hoje uma descida nas taxas de juro de 0,25% para 0,1%, um mínimo histórico e um aumento do programa de estímulos para 645.000 milhões de libras (700.000 milhões de euros).

Após uma reunião de emergência, a entidade indicou que as medidas são necessárias para sustentar a economia face ao "impacto" causado pela pandemia de coronavírus, que pode ser "pronunciada e longa".

Em comunicado, o banco central constata que nos últimos dias de volatilidade nos mercados "as condições financeiras no Reino Unido e a nível global se apertaram", justificando novas iniciativas que permitam aumentar a liquidez na economia.

Após outras medidas anunciadas no passado dia 11, o Banco de Inglaterra, liderado agora por Andrew Bailey após a saída de Mark Carney, aprovou por unanimidade um corte de 15 pontos base nas taxas de juro, para um mínimo histórico de 0,1%.

Foi também decidido aumentar em 200.000 milhões de libras (217.000 milhões de euros) a dotação do programa de compra de dívida pública e privada, fixando-o agora em 645.000 milhões de libras.

O banco precisou que a maioria dos novos ativos que vai adquirir com a emissão de mais dinheiro será "títulos de dívida do Governo do Reino Unido" e as compras serão concluídas "o mais rápido possível".

No dia 11 de março, o Banco de Inglaterra já tinha aprovado uma redução das taxas de juro de 0,75% para 0,25% (o nível mais baixo desde 2016), numa ação coordenada com o Governo que revelou um programa de estímulos de 30.000 milhões de libras (quase 33.000 milhões de euros) para facilitar a liquidez a empresas e famílias.

EO // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.