Covid-19: Padarias "a meio gás" pedem "mais tempo" ao Governo para cumprir obrigações

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 17 mar 2020 (Lusa) -- As padarias estão a trabalhar "a meio gás", com quebras de vendas, mas cientes de que o pão é um bem essencial, e pedem "mais tempo e ajuda" para cumprir obrigações fiscais e bancárias face à situação de pandemia.

"O setor está de pantanas e altamente preocupado. Se fecham as padarias, não sei como é que vai ser", disse à agência Lusa a secretária-geral da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Afirmando que "as padarias estão a funcionar a meio gás e porque têm respeito pelos clientes, que precisam de pão", Graça Calisto diz que há "bastantes estabelecimentos já fechados, alguns por opção, outros por falta de clientes e outros por falta de trabalhadores".

Em muitos casos, diz, "faltam funcionários, que têm medo de ir ou têm filhos menores", até porque o setor é sobretudo constituído por "empresas familiares, em que alguém tem de ficar em casa com os filhos".

Quanto à procura de pão, a dirigente associativa diz que "não tem aumentado", até pelo contrário.

"Há muito menos clientes e compram pão para dois ou três dias para não irem várias vezes ao estabelecimento. E diminuindo os clientes, diminuem as vendas. Isto está muito complicado", sustenta.

Salientando que o setor produz "um bem essencial, que é a base da alimentação de muita gente, sobretudo nas aldeias", a secretária-geral da ACIP diz que a associação está "a preparar um pedido de ajuda ao Governo", em "moldes e termos a decidir até ao final da semana".

"Neste momento o que os industriais pedem é tempo e ajuda para poderem pagar todos os compromissos assumidos. Necessitam de tempo, de mais tempo, precisam que os bancos deem mais tempo, que o IVA dê mais tempo, que o IRC dê mais tempo, precisam de mais tempo para os encargos com a Segurança Social. Ninguém quer ficar dever nada a ninguém, queremos é tempo para poder fazer face à crise", sustenta.

Com "as mesas dos estabelecimentos vazias", Graça Calisto questiona quais as opções das padarias: "Se não conseguirmos fazer face à crise o que vamos fazer? Despedir os trabalhadores? Não pagamos ordenados? O que é que pagamos primeiro, os ordenados aos trabalhadores, à Segurança Social, os empréstimos ou as rendas?", interroga.

Segundo dados avançados pela ACIP, o setor português da panificação é constituído por cerca de 8.000 empresas, sobretudo microempresas, que dão emprego a 120 mil trabalhadores.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

O Governo também anunciou o controlo de fronteiras terrestres com Espanha, passando a existir nove pontos de passagem e exclusivamente destinados para transporte de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar por razões profissionais.

 

???????

PD // JNM 

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.