Passos pede coerência a PS sobre reposição de rendimentos

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 24 mar (Lusa) - O primeiro-ministro pediu hoje coerência ao PS nas declarações sobre uma eventual reposição de rendimentos, questionando os socialistas sobre o que "parece uma contradição" com os pedidos de apreciação do Tribunal Constitucional (TC) sobre o tema.

"Por que é que, nos dias em que não se reconhece essa necessidade [de repor rendimentos], se insiste em pedir a inconstitucionalidade dessas medidas? Parece uma contradição, não é?", questionou Pedro Passos Coelho em Viseu, na abertura das jornadas parlamentares do PSD que decorrem até terça-feira.

A questão em torno da reposição de rendimentos surgiu na semana passada, quando, na SIC Notícias, e questionado sobre se o PS quando for Governo repõe os salários, pensões e prestações sociais ao nível de 2011, o conselheiro económico do PS Óscar Gaspar respondeu: "A resposta séria é não. Nem os portugueses imaginariam, nem nunca ouviram do líder do PS nenhuma proposta demagógica para voltarmos a 2011 porque não é possível. As contas públicas portuguesas não o permitem".

O primeiro-ministro diz não ter dúvidas que "no dia a seguir às eleições" legislativas "quem quer que esteja no Governo" não irá "repor automaticamente" salários e pensões.

"Vai demorar algum tempo, disse o PS. E eu concordo", sublinhou Passos Coelho, declarando que há algum tempo que diz que tal dependerá da forma como a economia crescer e cumprir objetivos.

"Nos próximos anos, assim que acabar o nosso programa, ainda temos um caminho longo para percorrer de garantir a sustentabilidade da economia, das finanças públicas e da área social", advertiu ainda o governante e líder do PSD.

Passos disse ainda aos deputados sociais-democratas que o Governo esteve a "corrigir situações de desequilíbrio muito profundas, mas também a lançar as sementes para o futuro" do país.

Após as declarações de Óscar Gaspar, o porta-voz do PSD e coordenador da comissão política Marco António Costa pediu para que o PS esclarecesse se as afirmações do conselheiro de António José Seguro "coincidem com as do Governo, e com o realismo da situação, ou se é a posição que tantas vezes se ouve pela voz de outros dirigentes do PS que prometem o céu e a terra aos portugueses" perto das eleições.

Na resposta, Óscar Gaspar garantiu que "ao contrário do Governo", o PS trabalhará, quando chegar ao executivo, para repor salários e pensões, mas sublinhou que "não há varinhas mágicas na economia".

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.