Covid-19: Cancelados todos os eventos e equipamentos nas Terras de Trás-os-Montes

Covid-19: Cancelados todos os eventos e equipamentos nas Terras de Trás-os-Montes
| Norte
Porto Canal com Lusa

Os nove municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes decidiram em conjunto cancelar por tempo indeterminado todas as feiras e eventos assim como suspender as atividades em equipamentos culturais e desportivos, foi esta quarta-feira anunciado.

A decisão foi divulgada pela CIM Terras de Trás-os-Montes que, em comunicado, faz saber que “em reunião do seu Consellho Intermunicipal, composto pelos nove presidentes de câmara deliberou aplicar um conjunto de medidas no território para fazer face à nova realidade" causada pelo surto por Covid-19.

As medidas adotadas são o cancelamento de feiras semanais, quinzenais, mensais e temáticas, das atividades em todos os equipamentos culturais, incluindo as projeções cinematográficas, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo município ou em parceria, bem como a suspensão da utilização das piscinas municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais.

Estão apenas autorizados nos nove municípios “os treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados” com a proibição da assistência de público.

A CIM informa ainda que os serviços municipais se mantêm abertos e em funcionamento, mas aconselha a que “apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo ser privilegiado o contacto telefónico ou e-mail”.

Recomenda ainda “às freguesias e uniões de freguesias dos concelhos e ao movimento associativo do território, em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas”.

Estas medidas aplicam-se a todo o território da CIM das Terras de Trás-os-Montes, que integra os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, vigorando por tempo indeterminado.

“Trata-se de medidas proativas e preventivas adotadas com o objetivo de salvaguardar o bem-estar, segurança e sobretudo a saúde da população face à conjuntura que atualmente se vive a nível nacional e internacional”, salienta.

Este conjunto de medidas tem, como esclarece, “em consideração a dinâmica da evolução epidemiológica do CORONAVÍRUS COVID-19 no território nacional e das medidas decretadas pelo Direção-Geral de Saúde (DGS)”.

“Pese embora, até à presente data, não existirem casos confirmados nos concelhos da CIM das Terras de Trás-os-Montes, os nove municípios que a integram decidiram implementar um conjunto de medidas preventivas”, acrescenta.

A aplicação destas medidas “será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pela DGS”.

A CIM apela ainda “neste momento sensível, de preocupação nacional, a todos os cidadãos, que adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos”.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.