Mergulhadores alargam buscas depois de confirmar que não ficou ninguém no Santa Ana

Mergulhadores alargam buscas depois de confirmar que não ficou ninguém no Santa Ana
| Norte
Porto Canal

A zona de busca dos dois desaparecidos do pesqueiro Santa Ana, um português e um espanhol, vai ser hoje ampliada depois de os mergulhadores terem confirmado que não ficou ninguém dentro da embarcação, naufragada nas Astúrias.

"Vamos centrar as nossas buscas nos rastos das correntes marítimas. Dentro do Santa Ana não ficou ninguém", garantiu o capitão Carlos Martínez, que coordena a equipa de mergulhadores do Grupo de Especialistas em Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil.

Isso implica aumentar também as buscas à superfície, explicou.

Na terça-feira os mergulhadores conseguiram inspecionar o que faltava do interior da embarcação, nomeadamente os camarotes da proa, a sala de víveres e a complicada sala de máquinas.

De entre os nove tripulantes do navio há apenas um sobrevivente do naufrágio, um espanhol, estando ainda dados como desaparecidos o contramestre português Vítor José Farinhas Braga e o espanhol Manuel María Tajes.

Os especialistas consideram possível que os corpos dos dois desaparecidos possam ter sido arrastados pelas fortes correntes marítimas que se sentem na zona.

"Quatro dos nossos mergulhadores foram arrastados pelas correntes enquanto estavam a trabalhar", disse Martínez, acrecentando que vários fragmentos do navio estão mais longe do local onde encalhou.

O acidente causou seis mortos - três espanhóis, um português e dois indonésios.

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.