Info

Mau tempo: 361 ocorrências no distrito do Porto entre as 00:00 e as 09:30

Mau tempo: 361 ocorrências no distrito do Porto entre as 00:00 e as 09:30
| Norte
Porto Canal com lusa.pt

O distrito do Porto registou hoje 361 ocorrências associadas ao mau tempo e a situação "de maior relevo" foi a queda de uma árvore sobre duas habitações de Santo Tirso, que fez sete desalojados, disse fonte da Proteção Civil.

“Os desalojados foram prontamente socorridos pelos serviços municipais de Proteção Civil e pelos bombeiros", afirmou à agência Lusa o segundo comandante distrital de Operações de Socorro, Albano Teixeira.

Os municípios mais afetados são Penafiel, Santo Tirso e Porto, segundo Albano Teixeira, que destacou ainda a interrupção da circulação na linha de Gondomar do metro do Porto.

A interrupção, detalhou, ficou a dever-se à queda de uma árvore de grande porta sobre a catenária, na zona de Fânzeres.

Das 361 ocorrências registadas no distrito entre as 00:00 e as 09:30, a fonte explicou que a maioria (250) relaciona-se com queda de árvores, havendo ainda a assinalar 14 inundações e 95 quedas de estruturas. As restantes foram limpezas de arruamentos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ao final do dia de quarta-feira um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.

No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15:00 e as 21:00.

+ notícias: Norte

Parlamento aprova audições de administração, trabalhadores da Casa da Música e da ACT

A comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social aprovou hoje o requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir, com urgência, a ACT, representantes dos trabalhadores e administração da Casa da Música, disse à Lusa o deputado José Soeiro.

PJ deteve suspeito de violar adolescente de 13 anos em Penafiel

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Penafiel um homem, de 20 anos, suspeito de ter abusado sexualmente de uma menor, na zona de Entre-os-Rios, informou hoje a autoridade policial.

Covid-19: Autarcas do Alto Minho e da Galiza protestam pela reabertura "imediata" de fronteiras

Presidentes de câmara portugueses e galegos de municípios banhados pelo rio Minho exigiram hoje a reabertura "imediata" de mais três pontos entre Portugal e Espanha de forma a corrigir o que dizem ser uma injustiça dos dois Estados.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.