Mau tempo: 361 ocorrências no distrito do Porto entre as 00:00 e as 09:30

Mau tempo: 361 ocorrências no distrito do Porto entre as 00:00 e as 09:30
| Norte
Porto Canal com lusa.pt

O distrito do Porto registou hoje 361 ocorrências associadas ao mau tempo e a situação "de maior relevo" foi a queda de uma árvore sobre duas habitações de Santo Tirso, que fez sete desalojados, disse fonte da Proteção Civil.

“Os desalojados foram prontamente socorridos pelos serviços municipais de Proteção Civil e pelos bombeiros", afirmou à agência Lusa o segundo comandante distrital de Operações de Socorro, Albano Teixeira.

Os municípios mais afetados são Penafiel, Santo Tirso e Porto, segundo Albano Teixeira, que destacou ainda a interrupção da circulação na linha de Gondomar do metro do Porto.

A interrupção, detalhou, ficou a dever-se à queda de uma árvore de grande porta sobre a catenária, na zona de Fânzeres.

Das 361 ocorrências registadas no distrito entre as 00:00 e as 09:30, a fonte explicou que a maioria (250) relaciona-se com queda de árvores, havendo ainda a assinalar 14 inundações e 95 quedas de estruturas. As restantes foram limpezas de arruamentos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ao final do dia de quarta-feira um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada”.

Este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.

No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15:00 e as 21:00.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.