Quedas de árvores, estradas cortadas e falhas de luz em Vila Real

Quedas de árvores, estradas cortadas e falhas de luz em Vila Real
| Norte
Porto Canal com lusa.pt

Quedas de árvores que provocaram cortes temporários de estradas e falhas de eletricidade, pequenas inundações e decorações de Natal derrubadas são algumas das consequências provocadas pelo mau tempo no distrito de Vila Real, segundo fontes da Proteção Civil.

O segundo comandante operacional distrital de Vila Real, Manuel Borges Machado, fez à agência Lusa um balanço do mau tempo, chuva intensa e vento forte, provocado pela depressão Elsa, e referiu que, desde as 15:00 de quarta-feira e as 11:00 de hoje, foram contabilizadas cerca de 80 ocorrências no distrito, das quais 90% correspondem a quedas de árvores.

Foram também contabilizadas 10 quedas de estruturas temporárias ou móveis e sete inundações por precipitação intensa.

Houve ainda situações de estruturas de decorações de Natal derrubadas, nomeadamente nas cidades de Vila Real e Chaves.

Em consequência da queda de árvores, registaram-se cortes de estradas que foram resolvidos pelas corporações de bombeiros e equipas municipais da Proteção Civil, e verificou-se também o derrube de alguns postes de eletricidade e de fios, o que originou situações de corte de luz, nomeadamente na zona Norte do concelho de Alijó e também em Vila Pouca de Aguiar.

Segundo Borges Machado, o corte de eletricidade afetou, por exemplo, o Lar Nossa Senhora do Extremo, em Tourencinho, Vila Pouca de Aguiar, provocando constrangimentos ao nível da confeção dos alimentos nesta unidade que serve 70 refeições, no lar e no serviço de apoio domiciliário.

Por sua vez, a Proteção Civil Municipal de Vila Pouca de Aguiar disse, em comunicado, que o vento forte levou à queda de 31 árvores em vários locais do concelho e originou o corte de sete estradas municipais e dois troços da Estrada Nacional (EN) 206.

Durante a madrugada, segundo o comunicado, a equipa da Proteção Civil teve “trabalhos redobrados”, tendo ocorrido à limpeza de vias de comunicação perto de Afonsim, Bragado, Colonos do Alvão, Freiria, Guilhado, São Martinho, Parada de Monteiros, Tresminas e Viduedo.

De acordo com o segundo CODIS, o mau tempo afetou principalmente o norte do distrito, tendo sido registadas cerca de 30 ocorrências no concelho de Chaves.

O comandante dos bombeiros de Salvação Pública de Chaves, José Carlos Silva, disse à Lusa que esta foi uma madrugada de “muito trabalho” e que os operacionais foram chamados para várias ocorrências, principalmente relacionadas com quedas de árvores, uma das quais provocou estragos num carro em Soutelo.

Verificam-se ainda situações de telhas e chapas arrancadas de telhados, bem como uma inundação num estabelecimento comercial.

Borges Machado salientou que as autoridades estão também a “monitorizar ao minuto” o caudal do rio Douro, na cidade de Peso da Régua.

Devido à previsão de subida do caudal e por precaução, os dois estabelecimentos localizados no cais fluvial da Régua, um bar e uma loja de artesanato, já se encontram fechados e os equipamentos e materiais foram retirados do seu interior. Também os carros que ali costumam estacionar foram retirados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu para hoje um aviso vermelho para nove distritos devido à previsão de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

No distrito de Vila Real, este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.