Fonseca admite que o campeonato é prioridade e acredita na vitória em Guimarães

Fonseca admite que o campeonato é prioridade e acredita na vitória em Guimarães
| FC Porto
Porto Canal

O treinador do FC Porto assumiu hoje que, apesar do atraso para o primeiro lugar, "o campeonato continua a ser prioridade" e, por isso, só pensa na vitória em Guimarães, no domingo, na 21.ª jornada da Liga de futebol.

Paulo Fonseca traçou como principal objetivo "vencer todos os jogos até ao final", lembrando a importância do último jogo do campeonato frente ao Benfica, líder da prova.

"Esperamos conseguir mais uma vitória apesar de sabermos que vamos defrontar um adversário tradicionalmente forte, principalmente no seu estádio e perante os seus adeptos. Mesmo assim continuamos com o firme propósito de vencer sempre, até porque o campeonato continua a ser prioridade. Estamos a sete pontos do primeiro, mas também sabemos que vamos defrontá-lo na última jornada", afirmou o técnico da equipa "azul e branca".

O treinador dos "dragões" referiu ainda que tem "consciência do valor do Guimarães", esclarecendo que "estas equipas vêm encurtando o caminho para os grandes", no que ao desempenho diz respeito.

"Estas equipas já jogam de igual para igual com os grandes", alertou Paulo Fonseca, dois dias após o empate 3-3 em Frankfurt, que valeu o apuramento ao FC Porto para os oitavos de final da Liga Europa.

O desempenho de Ghilas no jogo da segunda mão dos 16 avos de final, frente ao Eintracht, foi algo bastante valorizado pelo técnico, que admitiu que o jogador "é uma opção válida" para o jogo com o Guimarães.

"O Ghilas tem tido vários momentos importantes na equipa. Possivelmente será uma opção válida para este jogo, também em função dos problemas físicos de Jackson Martinez. Mas este é um processo evolutivo normal para um jogador como o Ghilas", disse o técnico.

Paulo Fonseca lembrou que o argelino "vem de um clube que lutava para não descer, com uma outra realidade" e "precisa de tempo para crescer neste contexto diferente do que o que tinha".

Em relação a Jackson Martinez, Paulo Fonseca não escondeu que "é, talvez, o maior profissional" com quem já trabalhou e acredita que "em breve vai apresentar-se ao seu melhor nível".

A passagem aos oitavos de final da Liga Europa é, segundo o técnico, uma situação que moraliza a equipa e desvaloriza o desgaste que o elevado número de jogos pode impor ao grupo.

"Mentiria se dissesse que não moraliza. Obviamente, o desgaste vai sempre existir e o intervalo dos jogos é relativamente curto. No entanto, espero que a motivação consiga combater, de alguma forma, esse mesmo desgaste", referiu.

Questionado sobre o porquê de o FC Porto errar tantas vezes, Paulo Fonseca admitiu não ter resposta e em seguida remeteu para "vários artigos, escritos por doutorados no assunto", nos quais diz ser possível encontrar essas respostas.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.