Greve geral na Grécia para transportes e serviços públicos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 13 jun (Lusa) -- A greve geral convocada pelas duas centrais sindicais dos setores público e privado na Grécia fez parar os transportes ferroviários e fechar vários serviços públicos por todo o país, com os hospitais a funcionarem apenas em regime de urgência.

Em causa está o encerramento compulsivo da radiotelevisão pública (ERT) pelo Governo, por imposição da 'troika', na terça-feira.

Os controladores de tráfego aéreo irão também participar numa paragem de duas horas, enquanto os jornalistas estão em greve por tempo indeterminado contra a medida adotada por Atenas e que chocou os gregos, de acordo com a agência France Presse.

Entretanto, as divergências na coligação "direita-esquerda" que dirige a Grécia há um ano agravaram-se na noite de terça-feira, quando os ministros da Nova Democracia (ND), liderada pelo primeiro-ministro conservador Antonis Samaras, assinaram um ato legislativo que implicou o encerramento da ERT.

A emissão foi interrompida perto da meia-noite, e desde então apenas é possível sintonizar a ERT, fundada há 60 anos, na internet ou por sinal analógico em algumas regiões da Grécia.

Na quarta-feira, os socialistas do Pasok, liderados por Evangelos Venizelos, e da esquerda moderada Dimar, de Fotis Kouvelis, que integram o Governo de coligação dirigido por Samaras, apelaram para uma "reunião tripartida" relacionada com o encerramento da radiotelevisão pública ERT.

Venizleos e Kouvelis apelaram à reabertura da televisão pública, mas referiram estar de acordo com a reestruturação do organismo, criticado pelo seu clientelismo e má gestão.

O encerramento da ERT, efetuado por uma força policial que anulou o sinal emissor, fomentou "um ambiente de crise política e institucional", considerou ainda Venizelos, pilar do Governo de coligação, durante uma reunião do seu grupo parlamentar.

O líder do Pasok apelou ao primeiro-ministro para "salvaguardar a unidade e o futuro do Governo" de coligação, formado há cerca de um ano após as legislativas de 17 de junho.

ICO (PCR) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.